Com o objetivo de transformar a educação em Goiás, o Governo do Estado investiu em 60 mil Chromebooks para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, através do Projeto Novas Ferramentas para a Aprendizagem Escolar, ampliando o acesso à tecnologia e preparando os estudantes para o futuro. 


 

O que é um Chromebook?

 

O Chromebook é um notebook compacto e leve, projetado para ser utilizado principalmente conectado à internet. Ele roda o sistema operacional Chrome OS, desenvolvido pelo Google, que é conhecido por sua interface simples e intuitiva. O modelo adquirido pelo governo, o Multilaser PC917LC, oferece um excelente processador Intel Celeron N4500, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno, uma ferramenta poderosa para a educação. Mesmo que você não tenha conexão de internet o tempo inteiro é possível utilizar o Chromebook.


 

Qual a diferença entre um Chromebook e um notebook?

 

Basicamente, um Chromebook não pode rodar aplicativos tradicionais de desktop, além dos nativos ou do Android, quase como um smartphone. Por se tratar de um equipamento 2×1, que pode ser usado tanto como notebook ou como tablet e possui tela touchscreen, dando assim maior flexibilidade de uso para o usuário.


 

Por que escolher um Chromebook?

 

    • Portabilidade: Leve e compacto, ideal para transportar para a escola ou para qualquer lugar;
    • Facilidade de uso: Interface intuitiva e similar à de um smartphone, facilitando o aprendizado;
    • Acesso a ferramentas educacionais: Permite acessar uma variedade de aplicativos educacionais online, como o Google Classroom, o Khan Academy e plataformas de ensino a distância;
    • Bateria de longa duração: Permite várias horas de uso sem a necessidade de recarga;
    • Segurança: O Chrome OS possui recursos de segurança que protegem os dados dos usuários.

 

Como utilizar o Chromebook?

 

O Chromebook é ideal para:

    • Estudar: Acessar materiais didáticos online, realizar pesquisas, fazer trabalhos escolares e participar de aulas virtuais;
    • Criar: Editar textos, planilhas e apresentações com os aplicativos do Google Docs, Sheets e Slides.

 

Veja o que você pode fazer offline:

 

    • Checar e-mails: Mesmo sem internet, você pode ler, responder e pesquisar as mensagens do e-mail @educa. Depois, quando você estiver online, o sistema vai sincronizar tudo e atualizar as edições e envios;
    • Escrever, ler e editar: Com o Chromebook sem internet, você poderá escrever, ler e editar anotações com o Google Keep. O sistema salvará tudo automaticamente e as alterações serão sincronizadas na próxima vez que você estiver online;
    • Usar o Google Drive: O Google Drive é a plataforma de armazenamento em nuvem gratuita do Google. Nela você pode criar e editar documentos por meio do Google Docs, criar planilhas com o Google Sheets e apresentações com o Google Slides.

 

O Chromebook é uma ferramenta versátil e poderosa que pode transformar a forma como os alunos aprendem. Com ele, os estudantes têm acesso a um mundo de conhecimento e podem desenvolver habilidades importantes, como o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.

 

O Chromebook Multilaser possui sistema operacional Chrome OS, ideal para quem busca produtividade e simplicidade, pois é um equipamento rápido e eficiente. Ele é baseado no Linux e utiliza o navegador Chrome como interface principal, proporcionando uma experiência de uso intuitiva e personalizada.


 

Com o Chrome OS, você pode:

 

    • Acessar seus arquivos a qualquer hora e lugar: Utilize o Google Drive para armazenar seus documentos, fotos e outros arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer dispositivo com conexão à internet;
    • Estudar offline: Muitos aplicativos, como o Google Docs, Planilhas e Apresentações, permitem criar e editar documentos mesmo sem conexão com a internet;
    • Instalar diversos aplicativos: A Chrome Web Store oferece uma vasta gama de aplicativos para atender às suas necessidades, desde ferramentas educacionais até jogos e aplicativos de entretenimento;
    • Conectar-se a dispositivos externos: A saída HDMI permite conectar seu Chromebook a projetores e monitores externos para apresentações e outras tarefas;
    • Desfrutar de atualizações automáticas: O Chrome OS se atualiza automaticamente para garantir que você tenha sempre as últimas funcionalidades e correções de segurança.

 

CHROMEBOOK M11HC – PC917

 

    • Processador Intel® Celeron N4500;
    • 4GB DDR4LP 1600 MHz RAM;
    • Capacidade de 64GB eMMC, expansível através de slot de cartão de memória Micro/SD;
    • Tela 11.6” HD (1366 X 768) LED TouchScreend 360°;
    • 16M cores, Contraste de 250:1, Abertura de até 360°;
    • Placa de vídeo integrada Intel® 500 com memória de até 8GB compartilhada com a memória principal;
    • Som HD com controladora de som integrada a placa-mãe 16Bits;
    • Webcam frontal HD (1080P) integrada ao gabinete;
    • Microfone integrado;
    • Alto falantes 2 x 2W estéreo;
    • Wireless AC Intel 7265-NGW + Bluetooth 4.0;
    • 2 x USB 3.0 Type-C;
    • 2 x USB 3.0;
    • 1 x Saída fone de ouvido / entrada microfone (combo/jack);
    • LEITOR DE CARTÃO SD/MMC;
    • Bateria recarregável de 2 células, com duração de até 11 horas quando em uso pelo usuário;
    • Possui mecanismo de segurança contra sobrecarga e sobreaquecimento;
    • Dimensões (cm): 32 x 24 x 2 cm
    • Fonte de alimentação padrão bivolt (100V – 240V, com até 2A) Inclui cabo de alimentação padrão NBR 14136.

SOBRE O USO:

 

  • Não use o computador em pisos aquecidos, almofadas elétricas ou sobre camas, cobertores ou travesseiros que possam bloquear a ventilação do computador. Uma ventoinha e/ou entrada de ar bloqueada, poderá superaquecer o computador, causando explosões, incêndios, queimaduras ou mau funcionamento do computador;
  • Não use o computador em locais quentes ou úmidos, tais como banheiro, sauna, ou dentro de um carro durante o verão;
  • Sempre que for utilizar seu Chromebook, abra o LCD segurando no meio dele e nunca pelas bordas, assim não terá problemas de “torção” no LCD danificando a tela.


ARMAZENAMENTO E LIMPEZA:

 

  • Armazene adequadamente o CHROMEBOOK, protegendo ‐ o de queda e riscos;
  • Não armazene o computador em um espaço confinado, tal como uma bolsa para computador, enquanto estiver funcionando. Ao fazê-lo poderá resultar em incêndio;
  • Desligue totalmente o computador antes de o colocar em um espaço confinado;
  • Não guarde o dispositivo próximo a aquecedores, micro-ondas, equipamentos de cozinha quentes ou recipientes de alta pressão:
  • A bateria poderá vazar;
  • O aparelho poderá superaquecer e causar um incêndio.
  • Não aplique pressão ao LCD DO CHROMEBOOK ou não coloque objeto sobre ele;
  • O armazenamento deve ser com uma carga de bateria com no mínimo 80%, completamente desligado;
  • Proteja‐o da incidência direta de luz do sol;
  • Não o exponha a líquidos, chuva ou umidade;
  • Não o exponha à interferência de campos magnéticos;
  • Não deve ser utilizado em temperatura inferior a 5ºC ou superior a 40ºC;
  • Para limpeza do CHROMEBOOK e a tela, deve-se usar SOMENTE um pano macio, levemente umedecido com água.

NÃO SE DEVE USAR NENHUM PRODUTO QUÍMICO NA LIMPEZA DO CHROMEBOOK.

 

SEGURANÇA:

 

  • Não conecte seu equipamento em tomadas danificadas ou corroídas;
  • Certifique-se de que a tomada esteja próxima do equipamento para que a conexão não cause danos ao cabo, fonte ou riscos ao dispositivo. Conecte-o e desconecte-o cuidadosamente;
  • Certifique-se de que corrente (amperes) e tensão (volts) sejam compatíveis com a especificação da fonte de alimentação do seu produto;
  • Carregador pode esquentar quando em uso. Certifique‐se que ele não seja coberto por quaisquer materiais e mantenha‐o afastado do seu corpo;
  • O uso de Fontes de alimentação diferentes do original do produto pode causar danos ao seu CHROMEBOOK;
  • Não toque com as mãos molhadas;
  • Não use um cabo de alimentação danificado;
  • Não sobrecarregue uma tomada com várias saídas nem um cabo de extensão com voltagem/corrente acima do especificado;
  • Conecte o cabo de alimentação firmemente no adaptador CA, uma conexão incorreta pode resultar em incêndio;
  • Manuseie o cabo de alimentação com cuidado. Desconecte o cabo de alimentação com cuidado e não dando um “puxão”;
  • Use o adaptador ou cabo aprovado incluído na caixa do produto. Se você utilizar um cabo ou adaptador não aprovado, danos ou mau funcionamento poderão ocorrer ao computador.

 

CUIDADOS:

 

  • Risco de explosão se a bateria for substituída por tipo incompatível ou de maneira incorreta;
  • Não desmonte seu equipamento;
  • Descarte a bateria de acordo com regulamentação local;
  • Use apenas tomadas elétricas ou cabos de extensão corretamente aterrados. Tomadas elétricas ou cabos de extensão sem aterramento podem causar choque elétrico. Todas as conexões a tomadas elétricas ou cabos de extensões sem aterramento podem produzir campos elétricos a partir de uma fuga;
  • Se água ou outras substâncias entrarem no produto, desconecte o cabo de alimentação. Uma falha ao fazer isso pode resultar em choque elétrico ou fogo devido ao mau funcionamento da parte interna;
  • Não deixe o pó se acumular no cabo de alimentação ou na tomada elétrica. Limpe com frequência o pó do cabo de alimentação e da tomada elétrica com um pano seco. Caso contrário, choques elétricos ou incêndios poderão ocorrer;
  • Não dobre ou danifique o cabo de alimentação ou o adaptador CA com objetos afiados ou pesados. Um cabo danificado pode provocar choques elétricos ou incêndios.
    Mantenha a bateria, o adaptador CA e o cabo de alimentação longe de bebês, crianças e animais de estimação. Caso contrário, choques elétricos ou danos poderão ocorrer;
  • Se o computador ou a bateria do computador vazar, emitir odores estranhos, ou inchar, pare imediatamente de usá-lo, desconecte a alimentação e entre em contato com o suporte Multilaser. Não o fazer poderá resultar em explosão ou incêndio. 

A gestão de equipamentos exige a definição clara das responsabilidades de cada setor envolvido. A falta de clareza nesse sentido pode gerar conflitos e atrasos na resolução de problemas. No entanto, mesmo com todos os cuidados, imprevistos podem ocorrer, como danos causados por terceiros ou falhas de fabricação. Nesses casos, o recurso a medidas legais pode ser necessário para garantir a reparação dos danos e a continuidade do Projeto.

 

O Chromebook pertence ao patrimônio da Unidade escolar – SEDUC GO, de uso e responsabilidade do aluno durante todo o período letivo. Os equipamentos devem ser devolvidos até 15 dias antes do final do ano letivo, ou em uma data estipulada pela escola ou na situação que o aluno for transferido de unidade escolar, o responsável/aluno deverá assinar duas vias do termo de devolução do equipamento (um fica na escola e o outro com o responsável/aluno).


 

Vejamos abaixo alguns casos que podem ocorrer:

 

1. Aluno não entrega o equipamento após o período:

 

Os Chromebooks são disponibilizados aos alunos em regime de empréstimo para utilização no período determinado por cada programa e enquanto permanecerem matriculados na Rede Estadual de Educação de Goiás.

Caso o aluno chegue ao final do período/ano letivo, ou seja transferido/evadido e não realizar, a devolução do equipamento conforme as normas do projeto, a UE deverá entrar em contato com o aluno/responsável informando um prazo máximo para que a devolução seja realizada.

 

Caso a UE não consiga realizar o contato, ou não houver a devolução no prazo estipulado, o gestor da unidade escolar deverá registrar um Boletim de Ocorrência – BO (BO por não devolução do bem/equipamento do Estado) , e comunicar o fato à CRE, em até 3 (três) dias úteis após o encerramento dos prazos de devolução, informando o nome do aluno, dos pais ou responsáveis, o número de série do equipamento, o BO e a cópia do Termo de Entrega, para comprovação de que o aluno recebeu o equipamento.

 

A CRE deve abrir um processo via SEI direcionado à Gerência de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GGTIC) – SEI 12036, informando a causa da não devolução do aparelho e anexando os documentos comprobatórios dos fatos (um processo por aluno). Feito isso, a CRE deverá preencher o formulário de ocorrências (clique-aqui), informando o número do processo gerado para que assim possa ser realizado o procedimento de rastreio do equipamento.

Dessa maneira, buscamos garantir um trabalho mais eficaz de rastreio dos equipamentos extraviados para a recuperação do bem.


 

2. Se o equipamento for extraviado

 

Caso o aluno for alvo de roubo ou furto do equipamento, o responsável pelo aluno, deverá abrir um boletim de ocorrência (https://bo.ssp.go.gov.br/) e levar uma cópia até a unidade de ensino que irá acionar a CRE. Se o roubo/furto ocorrer ainda em posse da UE ou da CRE, o BO – boletim de ocorrência deve ser feito na instância em que se encontrava o equipamento.

 

Nos dois casos mencionados acima, a CRE deverá abrir um processo via SEI direcionado à Gerência de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GGTIC) – SEI 12036 (um processo por aluno), e preencher o formulário de ocorrências (clique aqui), informando o número do processo gerado para que assim possa ser realizado o procedimento de rastreio do equipamento. Isso é de suma importância para a verificação da defasagem/déficit dos Chromebooks nas CREs.


 


3. Situação de Conserto do equipamento por mau uso:

 

Sendo verificado pela escola, CRE e/ou garantia Multilaser, que o Chromebook apresentou defeito por “mau uso por parte do aluno”, a Coordenação Regional – CRE deverá entrar em contato com o suporte Multilaser através do whatsapp (+55 11 3198-0004).

Os técnicos da Multilaser vão avaliar e será gerado um orçamento para o reparo ou substituição, pois a garantia só cobre defeito de fabricação.

Após receber o orçamento da Multilaser, a CRE deverá notificar a escola para que o responsável pelo aluno seja informado. Caso o reparo não seja possível, a escola deverá seguir os procedimentos para solicitar o ressarcimento do valor integral do equipamento.

Todos as informações e procedimentos sobre acionar a Multilaser no caso de defeito por mau uso, está disponível na aba MAU USO – SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO.


 

4. Aluno não entrega o equipamento se for danificado (mau uso):

 

O aluno deverá devolver o equipamento quando danificado, independentemente do tipo do dano, para que a CRE acione a garantia, a fim de que seja devidamente avaliado e estabelecido o orçamento para a manutenção a ser repassado ao aluno, pais ou responsáveis.

 

Se o responsável não se disponibilizar ao ressarcimento do valor do reparo/aparelho, conforme Portaria nº 4449/2022, A CRE deverá abrir um processo via SEI direcionado à Gerência de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GGTIC) – SEI 12036 (um processo por aluno), anexando o Termo de entrega, Termo de Devolução descrevendo o defeito ou dano do equipamento, Declaração de hipossuficiência socioeconômica e preencher o formulário de ocorrências (clique aqui), também disponível na aba Justificativa de Ocorrências, informando o número do processo gerado.

 

Em caso de dúvidas ou situações não descritas acima, a escola ou a CRE deverão entrar em contato com a Superintendência de Tecnologia – SITI, e solicitar orientações sobre as medidas legais cabíveis. A SITI estará à disposição para auxiliar na tomada de decisão e garantir a resolução adequada de qualquer problema.

O que fazer caso o aluno/responsável não tenha condições financeiras de arcar com todas as responsabilidades previstas no Termo do Aluno?

 

Primeiramente, é importante ressaltar que a decisão de participar do projeto e receber o Chromebook é totalmente voluntária. O aluno e seu responsável têm autonomia para escolher se desejam ou não receber, e se recusado, não deverá assinar o termo de entrega do equipamento.

 

O aluno/responsável pode rejeitar o Chromebook por vários motivos. Além disso, o aluno/responsável que não tiver condições de arcar com todas as responsabilidades do Termo do Aluno por motivos financeiros, por exemplo, tem a possibilidade de o aluno utilizar somente na Escola. Deixando assim de assinar o Termo do Aluno, visto que assim a responsabilidade sobre o aparelho passa a ser da Escola.

 

Para que a Escola possa fazer o devido controle dos equipamentos é necessário que o Gestor Escolar registre isso através de um Documento contendo os dados do Aluno, a justificativa da utilização na Escola e os dados básicos do equipamento disponibilizado (modelo e marca, o número de série é opcional visto que nem sempre o aluno utilizará o mesmo equipamento).

 

Além disso, se faz necessário um controle diário contendo matrícula ou CPF do aluno, data de entrega, visto do aluno na entrega, data de devolução e visto da Escola no momento da devolução. Esse controle é semelhante ao controle bibliotecário de empréstimo de livros, com a diferença que o aluno não pode sair da Escola com o equipamento.

 

Essa alternativa tem como objetivo evitar a exclusão de alunos do Projeto por motivos socioeconômicos.

O Chromebook é patrimoniado na Unidade Escolar, porém SOMENTE a CRE da respectiva UE poderá realizar as movimentações patrimoniais de acordo com a necessidade das outras unidades.

Os termos de entrega do aluno/mediador devem ser assinados no ato da entrega do equipamento, ou seja, o responsável pelo aluno (no caso dos menores) devem assinar o termo.

 

E a escola deverá digitalizar os termos assinados e encaminhá-los à CRE que, consecutivamente, irá agrupar os termos de todas as escolas contempladas e enviá-los para a SITI através do e-mail ‎projetosespeciais@seduc.go.gov.br

 

Os termos de entrega assinados são documentos cruciais para a prestação de contas anual, eles comprovam a entrega dos Chromebooks aos alunos e garantem a lisura do processo. É imprescindível que a escola envie os termos de entrega e a planilha de justificativa na data estabelecida. A colaboração das Unidades Escolares e CREs, é fundamental para o sucesso do Projeto, garante a transparência e a continuidade, permitindo que mais alunos sejam beneficiados.

 

Ao encaminhar o e-mail com os termos, anexar também a planilha de justificativa preenchida.

Os Chromebooks da marca Multilaser, possuem garantia de 36 meses a partir da data de emissão da nota fiscal expedida em 2024. Durante este período, qualquer avaria ou problema com o equipamento, deverá ser encaminhado para manutenção. No entanto a garantia não cobre danos causados por mau uso, quedas, líquidos ou modificações não autorizadas.


Como proceder em caso de problemas:

 

  1. Identificar o problema: Caso seu Chromebook apresente algum problema, verifique se ele está relacionado a algum software ou configuração. Muitas vezes, uma simples reinicialização ou atualização pode resolver o problema.
  2. Solicitar manutenção: Se o problema persistir, siga os seguintes passos:
      • Alunos: Ao apresentar algum problema, o aluno deverá levar o equipamento até a unidade escolar, descrever o problema do equipamento e assinar um termo de devolução, em duas vias, onde deve constar os danos do equipamento.
      • Unidade de Ensino – UE:  A unidade escolar irá recolher o equipamento, fazer uma vistoria minuciosa, descrever detalhadamente no termo de devolução, os danos relatados e constatados.
        O termo de devolução deve ser devidamente preenchido e assinado em duas vias, onde uma cópia fica com o aluno/responsável e a outra com a unidade escolar e encaminhado para a Coordenação Regional (CRE) no prazo máximo de 3 (três) dias úteis.
      • Coordenação Regional de Educação (CRE):  A CRE deve receber esse equipamento, assinar um termo de recebimento em duas vias, uma via da CRE e a outra da unidade escolar, e submeter o equipamento a uma nova vistoria para a verificação de seu estado de conservação confirmando as informações sobre os problemas apresentados pela unidade escolar, conforme descritos no termo de devolução.
  1. Abertura de chamado: A CRE irá abrir um chamado de manutenção junto à empresa Multilaser (https://multilaserbrasil.atlassian.net/servicedesk/customer/portal/46 ), responsável pela assistência técnica do Chromebook, informando todos dados solicitados. No entanto, se solicitado pela Coordenação Regional, a unidade escolar poderá realizar a solicitação de garantia junto a Multilaser, mas somente depois de realizado todo o procedimento listado acima.

Clicando no link acima, deve ser informado o e-mail do responsável ela abertura da solicitação de garantia e clique em avançar, assim será enviado um e-mail com um link para cadastro e criação de senha. Realizar o login no portal de chamados Multilaser e clicar na opção “GOVERNO”.

 

 

Abrirá a aba abaixo, onde deve clicar na opção “Trocas e Devoluções- GOVERNO”

 

 

Na aba abaixo o usuário deve preencher todos os campos do formulário.

 

Assim a solicitação de garantia junto a Multilaser foi gerada com sucesso. O usuário deve anotar o registro do ID do chamado que foi gerado, para acompanhamento (EX: CSS-XXX).

 

A Multilaser entrará em contato em até 72 horas, onde haverá primeiramente uma tentativa de solução remota. Se caso, o problema seja solucionado remotamente, a CRE devolverá o equipamento para a unidade escolar para logo em seguida ser devolvido ao aluno, desconsiderando assim o termo de devolução assinado no momento da entrega do equipamento.

 

Orientações: A Multilaser fornecerá todas as orientações necessárias, caso a solução remota se mostre ineficaz, solicitar o envio do equipamento e acompanhará todo o processo de reparo, ou um técnico especializado será designado para realizar uma avaliação presencial do equipamento e executar os reparos necessários.

 

Retorno do equipamento: Após o reparo, o Chromebook será devolvido à sua unidade de ensino e, posteriormente, entregue ao aluno, desconsiderando assim o termo de devolução assinado no momento da entrega do equipamento.

Como informado na aba “Garantia”, para acionar a garantia do Chromebook faz-se necessário algumas informações e exigências do fabricante. Uma das informações solicitadas, será o número de série do equipamento.

 

O número de série do Chromebook pode ser encontrado na caixa do equipamento e/ou no próprio equipamento, mas se por algum motivo não for possível localizar esse número, vamos te mostrar como é possível ter acesso a ele.

 

Como conseguir o número de Série não localizado?

 

Para consultar o número de número de série do Chromebook, abra o equipamento e ligue-o normalmente, assim que aparecer a tela de desbloqueio, pressione ALT + V ao mesmo tempo. Desse modo, irá aparecer no canto superior direto da tela o número de série do equipamento. O número de série será sempre a última sequência de números que aparece, e virá depois das letras SN

Em geral, o desprovisionamento de um dispositivo envolve o cancelamento do registro do dispositivo do serviço de provisionamento para evitar o provisionamento automático futuro, desabilitando/excluindo uma entrada na hierarquia dos grupos de registros existentes (Seduc GO), impedindo assim futuras comunicações e transferência de dados em que foi provisionado.

 

As etapas exatas que você adota para desprovisionar um dispositivo depende do mecanismo de certificação e da entrada de registro aplicável ao serviço de provisionamento.

 

Diante disso, nos casos em que o Chromebook não houver reparo/conserto pela garantia Multilaser, primeiramente deve ser desprovisionado, para que o novo equipamento seja aprovisionado por meio do Serviço de Provisionamento de Dispositivos nas certificações SEDUC GO.

 

Para desprovisionar o Chromebook:

 

  1. A CRE deve abrir um chamado via https://sac.educacao.go.gov.br/, na categoria Infraestrutura/Chromebooks/desprovisionamento;


2. Na descrição da solicitação, deve ser informado o motivo da solicitação de desprovisionamento e os dados abaixo:

  • Coordenação Regional (CRE);
  • Nome e Inep da escola;
  • Número de série do Chromebook para desprovisionamento;
  • Número de série do novo Chromebook para aprovisionamento.

3. Assim que o desprovisionamento for realizado, será feito a aprovisionamento do novo equipamento, ou seja, o novo equipamento receberá a certificação de entrada necessária para que possa ser entregue ao aluno pronto para uso.



IMPORTANTE: Não há necessidade de a CRE realizar nenhuma movimentação patrimonial do equipamento, pois o quantitativo de aparelho não será alterado no patrimônio da unidade escolar, uma vez que o equipamento só terá sido substituído por um outro.

O aprovisionamento de dispositivos nada mais é do que o registro do equipamento junto ao domínio educacional da SEDUC (@educa.go.gov.br).

 

  1. Ligue o dispositivo e siga as instruções até ver a tela de login. Não faça login ainda. Se a tela de inscrição for exibida, em vez da de login, vá para a etapa 4.

  2. Se você estiver inscrevendo um tablet Chromebook, toque em E-mail ou telefone. Em seguida, toque em Mais Mais e Alterar para layout completo para abrir o teclado na tela.

  3. Escolha uma opção para ver a tela de inscrição:

    • Pressione Ctrl+Alt+E.

    • Clique em Mais opções e Registro da empresa (não disponível em tablets Chromebook).

  4. Insira o nome de usuário e a senha do e-mail educacional.

  5. Quando você receber uma mensagem de confirmação da inscrição do dispositivo, clique em Concluído.

 

Agora os usuários podem fazer login e começar a utilizar os dispositivos.

 

A distribuição de Chromebooks nas escolas estaduais de Goiás representa um importante investimento do Governo do Estado na educação. Para garantir a eficiência desse programa e atender às necessidades dos alunos, é fundamental estabelecer uma gestão eficiente dos equipamentos. Os equipamentos são entregues no início do ano letivo e com devolução prevista ao final do período ou em caso de transferência. Contudo, a dinâmica escolar, com a constante mudança no número de alunos, exige uma análise mais aprofundada das necessidades de cada unidade escolar em relação à quantidade de equipamentos.

 

Diante da crescente demanda por Chromebooks nas escolas, informamos que o processo de solicitação desses equipamentos passou por ajustes. Essas mudanças são importantes para garantir que as unidades escolares recebam os equipamentos de forma eficiente e organizada, atendendo às necessidades das novas turmas do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio/Goiás Tec e/ou suprir eventuais déficits.

 

Para solicitar novos equipamentos para suprir déficits do 9º ano e 3ª série/Goiás Tec e novas turmas, a Coordenação Regional deverá entrar em contato com as Unidades Escolares e fazer um levantamento de dados, via planilha Excel, de quantitativos:

 

    • Quantitativo de equipamento no Patrimônio – PMI da escola;
    • Quantitativo de equipamento em condições de uso;
    • quantitativo de extraviados;
    • Quantitativo de mau uso;
    • Quantitativo necessário para 2025.

Com a planilha consolidada com os dados de todas as escolas da CRE, mesmo aquelas que não necessitarem de reposição de equipamentos nesse momento, solicitamos que seja inserido na planilha os outros dados de quantitativos, assim a CRE enviará via Chamado ou e-mail (projetosespeciais@seduc.go.gov.br). Verificaremos a solicitação e entraremos em contato para agendarmos a retirada dos equipamentos na Superintendência de Tecnologia, por meio da Gerência de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GGTIC) – SEDUC.

 

IMPORTANTE: Lembramos que o Projeto Chromebooks do 9° ano do Ensino Fundamental é atendido pelos equipamentos da marca Positivo e Multilaser. Já o Projeto Chromebooks da 3ª série do Ensino Médio/Goiás Tec é atendido somente pelos equipamentos da Marca Multilaser.

 

Clique aqui para baixar – MODELO DA PLANILHA DE SOLICITAÇÃO DE NOVOS CHROMEBOOKS

 

Saiba como acessar seu Chromebook

 

Para que seja possível o rastreio dos equipamentos Chromebooks, entregues aos alunos do Ensino Médio e Mediadores do GoiásTEC, os equipamentos só podem ser acessados via E-mail Educacional.

 

O uso de contas pessoais (@gmail) no Chromebook não é permitido. O usuário deve acessar com a conta do domínio educa.go.gov.br para utilizar o Chromebook.

 

Para acessar contas de e-mail pessoal, após o login, sugerimos a utilização do aplicativo navegador Firefox ou Brave.

Ficheiro:Firefox logo, 2019.png – Wikipédia, a enciclopédia ...Brave Logo – PNG e Vetor – Download de Logo

Ambos possibilitam o acesso às contas secundárias e estão instalados nos chromebooks. O Firefox, inclusive, está fixado na barra de tarefas, ao lado do app Chrome.


 

O que é o E-mail Educacional?

 

Trata-se do e-mail criado para alunos e servidores da Seduc, através da parceria com o Google for Education, é o Gmail porém com o domínio @aluno.educa.go.gov.br, @admin.educa.go.gov.br ou @educa.go.gov.br.


 

Onde Conseguir este e-mail?

 

Alunos e professores devem comparecer à Secretaria de sua unidade escolar para obter o e-mail Educacional.

A lista de e-mails está disponível no Sistema de Gestão Escolar – SIGE em:

 

E-mail alunos:

 

    • “Lápis Documentos”>>>”Relatórios”>>>”Dados Cadastrais”>>>”Contato dos Alunos”/ Contato dos alunos.

E-mail Servidores:

 

    • “Lápis Documentos”>>>”Relatórios”>>>”Dados Cadastrais”>>>”Contato dos Alunos”/ Contato dos servidores.

 

Onde obter a senha inicial?

 

A senha inicial já foi disponibiliza às unidades escolares. Caso a escola não tenha recebido, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento para obter as senhas iniciais.

 

A Central de Atendimento poderá ser contatada através do atendimento eletrônico no link http://teams.educacao.go.gov.br/atendimento (usar o e-mail da escola para acessar o atendimento).


 

O que fazer se perdi a minha senha?

 

Por se tratar de um domínio de uso restrito à Seduc, o Gmail não permite solicitar uma nova senha pelo site.

Por isso é necessário que alunos e professores entrem em contato com a secretaria da unidade escolar e a mesma abra um SAC solicitando uma nova senha.


 

E se o aluno/professor já havia feito login com uma conta diferente do domínio da Seduc?

 

Ao receber os equipamentos, o aparelho estava desbloqueado, o que permitiu acessar com uma conta pessoal do Gmail. Porém com o bloqueio para acesso apenas com os domínios da Seduc, o Chromebook foi bloqueado.

 

Nestes casos, basta acessar com a conta do domínio Seduc para que seja feito o aprovisionamento do Chromebook.


 

O que acontece com o que já foi feito na outra conta?

 

O Chromebook é um equipamento que funciona online, todos os arquivos gerados por ele ficam armazenados em nuvem. Para recuperar os arquivos/trabalhos feitos na conta pessoal, acesse a conta pessoal através do navegador e compartilhe os arquivos com a conta educacional.