A Revista Educação em Contexto-REC foi
construída a partir de uma
demanda coletiva dos profissionais da Rede Estadual de Educação de Goiás e se
justifica pela necessidade de institucionalizar e fomentar as políticas
públicas em forma de conhecimento sistematizado com objetivo de disseminar as
mais variadas práticas pedagógicas.
O anseio coletivo desses profissionais da Rede
Estadual de Educação de Goiás manifestou-se em diversas formações realizadas
pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas Formação de Profissionais da
Educação (CEPFOR). Nesses encontros formativos, professores de toda rede
revelaram práticas do cotidiano escolar, protagonizadas pelos mesmos, que podem
ser traduzidas como ações pedagógicas singulares resultantes das vivências em
espaços/tempos acadêmicos e profissionais.
Contudo foram apresentadas muitas dificuldades,
sobretudo no que tange a divulgação dos projetos e ações exitosas. A
socialização dessas práticas tem ênfase em atender o desejo do reconhecimento e
valorização. Nesse sentido, a REC pretende consolidar a institucionalização das
publicações científicas de todos profissionais da educação da rede pública da
Seduc-GO, bem como de divulgar as experiências acadêmicas e educacionais
exitosas.
A REC, cumpre-se enquanto um espaço
de divulgação, de valorização, de reconhecimento do conhecimento científico, na
revelação de novas práticas pedagógicas, resultado das atividades desenvolvidas
pelos profissionais da educação dos Estado de Goiás. Destarte, a REC, se propõe
a publicar trabalhos acadêmicos, artigos científicos, relatos de experiência
dos educadores, construídos em um processo kairológico, praxiológico e
dialógico, com perspectiva de integrar escolas e universidades.