A Revista Educação em Contexto-REC foi construída a partir de uma demanda coletiva dos profissionais da Rede Estadual de Educação de Goiás e se justifica pela necessidade de institucionalizar e fomentar as políticas públicas em forma de conhecimento sistematizado com objetivo de disseminar as mais variadas práticas pedagógicas.

O anseio coletivo desses profissionais da Rede Estadual de Educação de Goiás manifestou-se em diversas formações realizadas pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas Formação de Profissionais da Educação (CEPFOR). Nesses encontros formativos, professores de toda rede revelaram práticas do cotidiano escolar, protagonizadas pelos mesmos, que podem ser traduzidas como ações pedagógicas singulares resultantes das vivências em espaços/tempos acadêmicos e profissionais.

Contudo foram apresentadas muitas dificuldades, sobretudo no que tange a divulgação dos projetos e ações exitosas. A socialização dessas práticas tem ênfase em atender o desejo do reconhecimento e valorização. Nesse sentido, a REC pretende consolidar a institucionalização das publicações científicas de todos profissionais da educação da rede pública da Seduc-GO, bem como de divulgar as experiências acadêmicas e educacionais exitosas.

A REC, cumpre-se enquanto um espaço de divulgação, de valorização, de reconhecimento do conhecimento científico, na revelação de novas práticas pedagógicas, resultado das atividades desenvolvidas pelos profissionais da educação dos Estado de Goiás. Destarte, a REC, se propõe a publicar trabalhos acadêmicos, artigos científicos, relatos de experiência dos educadores, construídos em um processo kairológico, praxiológico e dialógico, com perspectiva de integrar escolas e universidades.