Projeto Saberes
Proficiência
A Secretaria de Educação compreende que são diferentes fatores que interferem e influenciam nos processos de ensino-aprendizagem, portanto, devem ser tratados em conjunto na implementação das políticas educacionais e ao assumir o compromisso de assegurar a todos/as os/as estudantes o direito à educação pública de qualidade, vem desenvolvendo um conjunto de ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino na rede pública, de forma a garantir o acesso, a permanência e a terminalidade nas diversas etapas de ensino aos que neles ingressem, com resultados bem sucedidos.
Entre as ações desenvolvidas é possível destacar: a elaboração do DC-GO, formação continuada para todos os atores envolvidos na educação e projetos que sanem as dificuldades de aprendizagem e nesse caso específico da proficiência, o PROJETO SABERES.
Com esses esforços esperamos melhorar os resultados da proficiência da etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais no Estado de Goiás e elevar o aproveitamento dos estudantes e os índices educacionais.
Objetivos gerais
- Promover a formação e o desenvolvimento humano integrados estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária;
- Desenvolver competências, compreendidas como a soma de conhecimentos(saberes), habilidades (capacidade de aplicar esses saberes na vida cotidiana), atitudes(força interna necessária para utilização desses conhecimentos e habilidades) e valores (aptidão para utilizar esses conhecimentos e habilidades com base em valores universais, como direitos humanos, ética, justiça social e consciência ambiental).
- Elevar os níveis de proficiência dos estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos específicos
- Melhorar a proficiência dos/das estudantes da Rede Estadual, por meio gerenciamento e acompanhamento da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos Anos Iniciais e Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais, com intervenções pedagógicas adequadas;
- Promover formação continuada e em serviço dos docentes/estagiários para a melhoria dos indicadores de desempenho educacional no Estado;
- Elevar a autoestima dos/as estudantes para o pleno exercício da cidadania.
Estrutura do Projeto: Os Cinco Eixos Pedagógicos/DC-GO
Documento Curricular que define as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas durante o ano letivo, como também algumas dimensões que o processo ensino-aprendizagem deve considerar: a relação entre as propostas político-pedagógicas das redes de ensino e os projetos político-pedagógicos das instituições educacionais, a concepção de ensino e de aprendizagem, de sujeitos em cada etapa e modalidade, de conhecimento, de planejamento, de metodologias e de avaliação. (DC-GO, 2018).
Avaliação Diagnósticas
As unidades educacionais aplicarão 3 (três) avaliações externas bimestrais, elaboradas pela equipe da SEDUC e avaliações internas elaboradas pela própria unidade educacional com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino ministrado nas escolas da rede, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura e escrita), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e fornecendo resultados para cada unidade educacional, bem como para a CRE e SEDUC. Os resultados do desempenho dos estudantes visam servir de subsídio para diagnóstico, reflexão e (re)planejamento do trabalho pedagógico da escola, bem como para a elaboração de ações com vistas à melhoria da qualidade da proficiência.
Turno Ampliado para 1º ao 5º Ano.
O Turno Ampliado tem como objetivo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes com dificuldades de aprendizagem priorizando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O professor regente da turma será o responsável pelo atendimento aos estudantes do turno ampliado. Esse professor terá acrescido 10 (dez) horas/aula em sua carga horária semanal, que será cumprida no contra-turno de trabalho.
O mesmo deverá realizar o diagnóstico da turma e desenvolver um plano de ação de acordo com as dificuldades detectadas, apresentando atividades de aprendizagem, priorizando o desenvolvimento de competências de leitura, expressão oral, escrita e produção de textos, assegurando o domínio dos usos da língua em sua diversidade social. Também o trabalho de raciocínio lógico, construção de conceitos matemáticos, bem como a resolução de cálculos em situações problemas. Esse plano deverá ser validado pelo coordenador pedagógico, técnico pedagógico da CRE (tutor pedagógico) e Superintendência do Ensino Fundamental. Caso o(a) professor(a) não tenha horário disponível para os atendimentos individualizados no contra-turno, o grupo gestor deverá indicar outro profissional para desenvolver as atividades de atendimentos aos estudantes no turno ampliado de aprendizagem, com formação específica na sua área de atuação (Anos Iniciais e Anos Finais).
O Turno Ampliado deverá ser cumprido em 7 horas/aulas divididas em três períodos, sendo: dois para atendimentos individualizados (individual ou em agrupamentos, conforme a necessidade da turma) e um dedicado ao planejamento pedagógico. Cada agrupamento terá, no máximo, duas horas/diária de atendimento. O professor deverá fazer rodízio entre os estudantes, de modo que, as dificuldades de aprendizagem sejam superadas. Cada atendimento deverá ser devidamente registrado no diário do turno ampliado, contendo a presença dos participantes e os objetos de conhecimento trabalhados pelo professor.
Ao final de cada mês, o professor encaminhará à SEF, um relatório descritivo do trabalho desenvolvido no turno ampliado.
Formação Continuada
A Formação Continuada dos professores tem como objetivo o fortalecimento das práticas pedagógicas para o atendimento aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. A mesma acontecerá por meio de formações específicas, encontros para estudos, análises de resultados e planejamento de intervenções pedagógicas e será proposta por todas as instâncias da SEDUC (Superintendências, CRE e unidades educacionais).
Temas abordados nas formações continuadas:
- Análise dos resultados de desempenho dos estudantes;
- Levantamento das causas de dificuldades de aprendizagem;
- Concepção das áreas/componentes (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas)
- Análise das habilidades da BNCC relacionando-as com o DC-GO, tendo como referência as matrizes SAEB;
- Compreensão da importância das avaliações internas e externas no processo ensino e aprendizagem;
- Compreensão de como as avaliações externas são elaboradas (foco nas habilidades);
- Planejar aulas de acordo com as habilidades e competências das áreas/componentes (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas)
- Elaborar material de intervenção pedagógica de acordo com o resultado da CRE.
Sistemática de Acompanhamento
Essa sistemática consiste no gerenciamento e acompanhamento com instrumentos específicos de monitoramento e tem como objetivo analisar os resultados das avaliações da SEDUC para o (re)planejamento de intervenções pedagógicas em todos os bimestres. Terá como foco a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos anos iniciais e Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos anos finais.
Os dados dos resultados das avaliações internas e externas serãoinseridos pelas unidades educacionais e validados pela CRE, na intranet, os quais serão migrados para a plataforma digital da Superintendência de Ensino Fundamental.
Os coordenadores pedagógicos, juntamente, com os professores deverão analisar os resultados de desempenho dos estudantes e (re)elaborar plano de ação com o objetivo de sanar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Os planos de ação deverão ser inseridos na plataforma digital, validados pela CRE, para acompanhamento/monitoramento/orientação.
A sistemática de acompanhamento é um instrumento de avaliação e gerenciamento que utiliza os dados coletados para o planejamento de ações pedagógicas conjuntas: Quadro de Enturmação, Gerenciamento Mensal, Resumo da Avaliação Bimestral, Diagnóstico Final e Relatório Bimestral. Além de ser um instrumento pedagógico para o professor, que precisa conhecer e saber os níveis de aprendizagem de cada estudante. E não pode ser vista apenas como instrumentos de coleta de dados, mas é de fundamental importância que sejam transformados em uma leitura pedagógica para subsidiar as ações interventivas de forma pontual.
A inserção dos dados será feita em plataforma própria pela equipe docente da UE e respaldada pela equipe pedagógica da CRE, tendo uma data limite para as inserções.
Compete à Superintendência de Ensino Fundamental elaborar material complementar de intervenção pedagógica por bimestre e promover formação continuada para professores durante o ano letivo.
A equipe da CRE, o Grupo Gestor e os professores das UEs, devem ter conhecimentos sobre a funcionalidade de cada instrumento de coleta de dados para a avaliação da prática pedagógica e adequação do planejamento, tanto do professor como do CP, e ainda, subsidiar as reuniões pedagógicas regionais e locais.
Segue abaixo o fluxograma da sistemática de acompanhamento com as atribuições de cada corresponsável e também a descrição de cada ficha da sistemática de acompanhamento.
Quadro de Enturmação – Secretaria da Unidade Escolar (1º ao 9º)
Quadro de Enturmação – Coordenador (1º ao 9º)
Gerenciamento Mensal da Turma – Professor (Anos Iniciais – 1º ao 5º)
Gerenciamento Mensal da Turma – Coordenador (Anos Iniciais – 1º ao 5º)
Gerenciamento Mensal da Turma – CRE
Resumo da Avaliação Bimestral – Professor (Anos Finais – 1º ao 9º)
Ações