Técnicos de Apoio à Gestão – TAGS

As ações desenvolvidas pelo Técnico de Apoio à Gestão – TAGs, visam acompanhar, monitorar, assessorar e articular junto às Coordenações Regionais de Educação e Unidades Educacionais, o desenvolvimento do Programa Jovem de Futuro, a partir da metodologia do Circuito de Gestão, o qual é monitorado pelo Sistema de Gestão para o Avanço Contínuo da Educação – Sigae.

Para realização desse trabalho, faz-se necessário um alinhamento estratégico e tático capaz de gerar e induzir a corresponsabilização de todos os atores em todas as instâncias Secretaria, Regional e Unidade Escolar, para alcançar as quatro etapas do Circuito de Gestão: Planejamento, Execução, Monitoramento e Avaliação de Resultados e Correção de Rotas.

O que é o Sigae?

O Sistema de Gestão para Avanço Contínuo da Educação – Sigae, é uma plataforma online de monitoramento disponibilizada à Seduc, por meio da parceria com Instituto Unibanco, a fim de incentivar a rede estadual de educação na melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes, na expansão do número de concluintes e na redução das desigualdades educacionais do Ensino Médio.

O Sigae reúne dados sobre cada Unidade Escolar, Regional e Secretaria, para análise, diagnóstico e tomada de decisão, como indicadores de aprendizagem e contexto escolar, atualizados anualmente e organizados em um conjunto finito de cruzamentos.

Por que monitorar?

O monitoramento das ações elencadas pela Unidade Escolar, Regional e Secretaria visa garantir que as ações prioritárias das escolas e regionais estejam alinhadas as estratégias da Secretaria para geração dos resultados – relativo a meta; Organizar as informações para agilizar a tomada de decisões em tempo hábil; Facilitar os processos internos a execução de ações estratégicas da secretaria; Potencializar as ações da secretaria por meio da análise de indicadores e leitura eficiente dos dados coletados, identificando os desvios e mitigando os riscos quando necessário.

E-mail: tag.supem@seduc.go.gov.br