O estágio probatório dos professores da rede estadual de educação em Goiás é regido por leis e decretos específicos, com o objetivo de avaliar e garantir a qualidade do desempenho docente. A Comissão Setorial Especial de Avaliação do Desempenho do Professor (CAEDP) desempenha um papel fundamental nesse processo, observando critérios como iniciativa, assiduidade, relacionamento interpessoal, comprometimento com o trabalho e eficiência. Ao longo do ciclo de avaliação, os diferentes atores envolvidos – diretores, coordenadores pedagógicos e professores – cumprem suas atribuições para assegurar a transparência e a imparcialidade nas avaliações, contribuindo para a promoção da excelência no processo.

 

O documento a seguir explorará as atribuições dos diferentes envolvidos, detalhando o ciclo de avaliação e os requisitos exigidos, fornecendo informações mais detalhadas sobre os passos do processo.

Cronograma de Avaliação

Período a ser avaliado: 01/10/2023 A 31/03/2024

 

Conferência da situação dos servidores e da composição das comissões – Data limite: 15/04/2024


 

Avaliação servidor e chefia imediata – 3 dias úteis – 02/05/2024 a 06/05/2024


 

Comissão de avaliação especial de desempenho – 10 dias úteis – 07/05/2024 a 20/05/2024


 

Prazo para ciência do servidor – 5 dias úteis – 21/05/2024 a 28/05/2024


 

Solicitação de reconsideração da avaliação – 10 dias úteis – 29/05/2024 a 12/06/2024


 

Encaminhamento da reconsideração da avaliação à comissão de recurso – 5 dias úteis – 29/05/2024 a 12/06/2024


 

Julgamento do recurso pela comissão de recursos – 5 dias úteis – 29/05/2024 a 12/06/2024


 

Conferência da lista de servidores em estágio probatório

 

  • Verificar o cumprimento de pelo menos 90 dias de efetivo exercício entre os dias 01/10/2023 – 31/03/2024.
  • Conferir e atualizar as informações relativas à unidade de lotação.
  • Conferir e atualizar as informações relativas à chefia imediata e sua lotação.
  • Verificar o acesso dos servidores, das chefias e dos membros das comissões ao Portal de Avaliação do Servidor – PAV.
  • Informar e justificar por meio do processo enviado via SEI até a data limite 15/04/2024 quais servidores deverão ser incluídos ou restritos no Portal de Avaliação do Servidor – PAV.

Conferência das portarias de composição das comissões avaliadoras

 

  • Conferir a composição da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho – CAED.
  • Conferir a composição da Comissão de Recursos – COREC.
    • Caso necessite de alteração nas comissões, solicitar nova portaria de composição e informar no processo SEI até a data limite 15/04/2024.
  • As comissões serão compostas de, no mínimo, 3 (três) servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo e estáveis, com seus respectivos suplentes, todos com nível de escolaridade igual ou superior ao exigido para o ingresso no cargo de provimento efetivo ocupado pelo servidor em estágio probatório.

Como realizar a avaliação dos servidores

 

  1. Acesse o PAV – Portal de avaliação do servidor em: https://pav.sistemas.go.gov.br/



  2. No canto superior esquerdo, clique em AVALIAÇÃO e selecione SERVIDOR (para autoavaliação) ou CHEFE IMEDIATO (para avaliar o servidor):



  3. Selecione ”TIPO” > ”PROBATÓRIO PROFESSOR.” Em seguida clique em “Filtrar”:



  4. Selecione ”SITUAÇÕES” > ”NÃO INICIADO” em seguida clique em “Filtrar”:




  5. Selecione o SERVIDOR para ser avaliado; Realize a aferição dos REQUISITOS; Preencha as JUSTIFICATIVAS E EVIDÊNCIAS.



  6. Confirme o envio clicando em “Enviar Avaliação”.

Ciência da avaliação (Servidor)

  1. Acesse o PAV – Portal de avaliação do servidor em: https://pav.sistemas.go.gov.br/



  2. No canto superior esquerdo, clique em AVALIAÇÃO e selecione SERVIDOR.



  3. Selecione ”TIPO” > ”PROBATÓRIO PROFESSOR.” e clique em “FILTRAR”.



  4. Leia e confirme a nota:


 

Como realizar a avaliação CAEDP

 

  1. Acesse o PAV – Portal de avaliação do servidor em: https://pav.sistemas.go.gov.br/



  2. No canto superior esquerdo, selecione > COMISSÃO > AVALIAÇÃO.



  3. Selecione TIPO > PROBATÓRIO PROFESSOR.



  4. Selecione NÃO INICIADO em Situações. Em seguida, clique em Filtrar.



  5. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.



  6. Selecione o SERVIDOR para ser avaliado; Afira os REQUISITOS; Preencha as JUSTIFICATIVAS e EVIDÊNCIAS.



  7. Caso tenha terminado a avaliação, preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.



  8. Após a validação clique em salvar assinatura.


    * Se os membros da Comissão estão realizando a avaliação presencialmente, solicite que coloquem as senhas e salvem as assinaturas.

    * Se a reunião entre os membros da Comissão for realizada por meio remoto, solicite que entrem no Portal de Avaliação do Servidor/PAV para colocar as senhas e salvar as assinaturas.

  9. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.



  10. Se você for MEMBRO, SELECIONE O SERVIDOR e Realize a leitura completa da avaliação e ao final, preencha o campo se concorda ou não com o relator.



  11. Caso concorde com a avaliação do relator, preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.

  12. Após a validação clique em salvar assinatura.

Como realizar a reconsideração CAEDP

 

  1. No canto superior esquerdo, selecione COMISSÃO > RECONSIDERAÇÃO CAED.



  2. Selecione Tipo > PROBATÓRIO PROFESSOR.



  3. Selecione NÃO INICIADO em Situações. Em seguida, clique em Filtrar.



  4. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.



  5. Se você for o RELATOR, selecione o servidor e realize a aferição dos REQUISITOS com os membros da CAED com as devidas justificativas.



  6. Caso tenha terminado a avaliação, preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.



  7. Após a validação, clique em Salvar Assinatura.

    • Se os membros da Comissão estão realizando a avaliação presencialmente, solicite que coloquem as senhas e salvem as assinaturas.
    • Se a reunião entre os membros da Comissão for realizada por meio remoto, solicite que entrem no Portal de Avaliação do Servidor/PAV para colocar as senhas e salvar as assinaturas.

  8. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.



  9. SELECIONE O SERVIDOR e realize a leitura completa da avaliação e ao final, preencha o campo se ”concorda ou não com o relator”.



  10. Caso concorde com a avaliação do relator, preencha sua assinatura no botão VALIDAR.

  11. Após a validação, clique em Salvar Assinatura.

Como realizar a avaliação do recurso

 

 

  1. No canto superior esquerdo, selecione COMISSÃO > RECURSO COREC.



  2. Selecione TIPO > PROBATÓRIO ADMINIST.



  3. Selecione NÃO INICIADO em Situações em seguida, clique em Filtrar.



  4. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.



  5. Selecione o SERVIDOR para ser avaliado; Afira os REQUISITOS; Preencha as JUSTIFICATIVAS E EVIDÊNCIAS.



  6. Caso tenha terminado a avaliação preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.



  7. Após realizar a validação, clique em Salvar Assinatura.

    * Se os membros da Comissão estão realizando a avaliação presencialmente, solicite que coloquem as senhas e salvem as assinaturas.

    *Se a reunião entre os membros da Comissão for realizada por meio remoto, solicite que entrem no Portal de Avaliação do Servidor/PAV para colocar as senhas e salvar as assinaturas.

  8. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.



  9. Selecione o servidor, realize a leitura completa da avaliação e ao final, preencha o campo se ”concorda ou não com o relator”.



  10. Caso concorde com a avaliação do relator preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.

  11. Após a validação, clique em Salvar Assinatura.