Orientações da Matrícula Informatizada 2026/1

 Postado em: 31/10/25 – Última atualização: 31/10/25

 

A Matrícula Informatizada da Rede Estadual de Ensino de Goiás é um processo estratégico que garante transparência, agilidade e equidade no acesso às vagas escolares. Mais do que um simples procedimento administrativo, trata-se de uma ação integrada que une tecnologia, gestão e compromisso social para assegurar que cada estudante tenha seu direito à educação garantido com eficiência e organização.

 

Este manual foi elaborado para orientar, de maneira prática e detalhada, todas as etapas do processo. Nele, estão descritas as responsabilidades, os fluxos e as informações necessárias para que cada fase seja conduzida com clareza, segurança e qualidade, atendendo às expectativas da comunidade escolar e fortalecendo a confiança da população no serviço prestado pela rede pública estadual.

 

Além de servir como guia técnico, este material busca fortalecer a integração entre as Superintendências da Seduc, suas gerências, coordenações e supervisões, alinhando as ações às Normas de Gestão Escolar e às Regras de Negócio que fundamentam a Matrícula Informatizada. Assim, cada profissional envolvido terá clareza sobre seu papel, garantindo eficiência coletiva e atendimento humanizado.

 

Nosso propósito é que os Analistas de Matrícula e gestores escolares utilizem este documento como referência para capacitar suas equipes e multiplicar o conhecimento nas unidades escolares. Dessa forma, o processo de matrícula se torna não apenas uma etapa burocrática, mas um elo essencial entre escola, família e Estado — reafirmando o compromisso de Goiás com uma educação pública acessível, inclusiva e de qualidade.

 

Vamos juntos garantir um processo organizado, transparente e acolhedor para todos os estudantes e suas famílias. Boa leitura e bom trabalho!

 

Atores do Processo

 

O Processo de Matrícula Informatizada é complexo e envolve diversas equipes e setores, cada um com funções essenciais para o seu sucesso. A participação ativa e o cumprimento rigoroso do cronograma por todos os envolvidos são fundamentais para garantir o bom andamento do processo.

A seguir, conheça os principais atores do processo e suas responsabilidades:

    1. Superintendência de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados (SUGEAR)

Gerência de Planejamento e Gestão da Rede (GEARE):

    • Coordena e monitora todo o Processo de Reordenamento da Rede de Ensino e da Matrícula Informatizada.
    • Autoriza ações estratégicas relacionadas à matrícula.
    • Supervisiona e orienta os Analistas Regionais de Reordenamento, Matrícula, Censo Escolar, SIGE e SIAP.


    1. Superintendência de Tecnologia (STI)
    • Responsável pela infraestrutura tecnológica e desenvolvimento de soluções em TI aplicadas ao processo.
    • Gerencia o site da matrícula e realiza treinamentos sobre os sistemas utilizados.
    • Presta suporte técnico e operacional aos sistemas durante todas as fases da matrícula.


    1. Analistas de Matrícula e SIGE das Regionais

Atuam nas Coordenações Regionais de Educação, com responsabilidades diretas no processo:

    • Coordenam as atividades de matrícula e reordenamento em suas regionais.
    • Capacitam e orientam as escolas para uso correto dos sistemas.
    • Prestam suporte técnico e operacional às unidades escolares.
    • Resolvem inconsistências, como cadastros incorretos, duplicidades ou casos que exijam intervenção no sistema.
    • Verificam in loco os dados dos alunos no SIGE, especialmente em situações como abandono, transferência ou falecimento.
    • Conduzem o estudo da rede, em parceria com as escolas e outras redes de ensino.
    • Divulgam e orientam sobre o processo de matrícula junto à Coordenação Regional e à Seduc.


    1. Unidades Escolares

As escolas têm um papel direto e fundamental no processo:

    • Realizam a manutenção atualizada do banco de dados no SIGE, com preenchimento correto das fichas dos alunos.
    • Seguem rigorosamente o cronograma da matrícula em todas as suas etapas.
    • Informam e orientam alunos e responsáveis sobre os prazos e etapas da matrícula.
    • Participam ativamente do estudo da rede, contribuindo com dados e informações relevantes para o planejamento educacional.

 

Resumo das responsabilidades de cada ator:

 

imagem mostra um resumo das responsabilidades de cada ator no processo da matrícula

 

A colaboração integrada de todos os atores é o que garante a fluidez, a qualidade e a eficácia da Matrícula Informatizada na Rede Estadual de Ensino de Goiás.

 

Revendo os Processos da Matrícula

 

Objetivo da Matrícula Informatizada

 

A Matrícula Informatizada tem como principal finalidade:

 

    • Eliminar filas nas escolas;
    • Democratizar o acesso à educação;
    • Otimizar o uso da estrutura física das Unidades Escolares, garantindo o aproveitamento máximo de suas vagas;
    • Ampliar a oferta de vagas em regiões com maior demanda;
    • Evitar ociosidade em escolas com baixa ocupação;
    • Melhorar a gestão de recursos públicos, reduzindo desperdícios e promovendo uma alocação mais eficiente.

 

Como o Processo é Organizado

 

O processo de matrícula informatizada é dividido em 6 etapas, cada uma com objetivos e responsabilidades bem definidos. A Etapa 1 é a base para o sucesso de todas as demais. 

 

Etapa 1 - Manutenção da Matrícula

 

A Manutenção da Matrícula refere-se à atualização e regularização constante dos dados dos alunos no Sistema de Gestão Escolar – SIGE, bem como nos demais sistemas que compõem a solução tecnológica da Seduc.

Essa etapa é contínua e essencial para manter o banco de dados escolar confiável e atualizado.

 

Por que é importante?

Dados desatualizados ou incorretos podem causar:

    • Inconsistências nos sistemas;
    • Problemas na distribuição de vagas;
    • Falhas em repasses financeiros;
    • Erros no Censo Escolar e nos indicadores educacionais.
    • Além disso, a manutenção correta dos dados é fundamental para:
      • Cálculo de repasses de verbas;
      • Controle de frequência diária;
      • Relatórios institucionais e estatísticos;
      • Gestão de vagas e turmas.


Responsabilidades da Escola nesta Etapa

 

Após o encerramento do processo de matrícula informatizada, a escola deve dar continuidade à Manutenção da Matrícula, assumindo as seguintes ações:

 

Tarefas obrigatórias:

 

    1. Preencher corretamente as fichas dos alunos no SIGE;
    2. Organizar as turmas conforme a estrutura da escola;
    3. Registrar a frequência dos alunos de forma contínua;
    4. Lançar notas e faltas bimestrais;
    5. Atualizar o status do aluno imediatamente sempre que houver:
      1. Transferência;
      2. Abandono escolar (deixou de frequentar);
      3. Falecimento;
    6. Efetuar a matrícula de alunos fora do período regular, por meio da Solicitação de Matrícula via SIGE.

 

Dica Importante:

 

A manutenção precisa ser feita quando os fatos ocorrem. Não deixe para atualizar depois!

Resumo:

imagem mostra o resumo das responsabilidades da escola no processo da matrícula

A Manutenção da Matrícula é a base de um processo de matrícula eficiente, justo e transparente. É por meio dela que a escola garante não apenas o correto registro da vida escolar dos alunos, mas também contribui diretamente para uma gestão educacional mais inteligente e eficaz.

 

Etapa 2 - Estudo da Rede – Reordenamento

 

O Estudo da Rede tem como objetivo analisar a oferta e a demanda de vagas de matrículas em cada região, servindo de base para o planejamento do reordenamento da matrícula para o ano/semestre letivo seguinte.

 

Como o estudo é realizado?

 

    1. O Analista de Matrícula reúne-se com:
      • Responsáveis das Secretarias Municipais de Educação;
      • Responsáveis das Unidades Escolares Estaduais com terminalidade.

    2. Nessas reuniões, é feita a análise conjunta da realidade local, identificando:
      • Oferta de vagas;
      • Demanda de estudantes;
      • Necessidades para o próximo período letivo.

    3. Com base nesse levantamento, o Analista deve elaborar uma tabela por CRE (Coordenação Regional de Educação) e encaminhá-la à Gerência de Planejamento e Gestão da Rede (GEARE), por meio do Processo SEI nº 202500006101497, até 30 de setembro de 2025.

      imagem mostra uma tabela de de estudo da rede - manutenção de matrícula 2026-1, onde aparecem as colunas com os dados: CRE, Unidade Escolar, Série, Turno, Quantidade de Alunos, Quantidade de Turmas, Inep, Unidade escolar de destino, Série, Turno, Quantidade de Alunos, Quantidade de Turmas.



      Próximos passos após o envio da tabela:

      • A GEARE recebe o estudo e insere os dados no NSRM – Novo Sistema de Reordenamento de Matrícula, disponível na Intranet.
      • A GEARE fará a previsão das turmas de continuidade, considerando a quantidade de alunos matriculados e a capacidade física da sala de aula.
      • As turmas de entrada serão cadastradas conforme o Estudo da Rede (Alunos oriundos da Rede Municipal) realizado pelas Coordenações Regionais, e/ou quantidade de turmas cadastradas do semestre anterior (2025/2).



      Liberação de Vagas excedentes:

      • Depende de análise prévia do Analista de Matrícula da CRE, observando se há unidade próxima com vagas disponíveis, certificando a vaga, o estudante deverá ser encaminhado para escola próxima.
      • Em caso de não haver escola próxima com vaga, encaminhará a solicitação de liberação de vaga excedente para a Técnica na GEARE.
      • Caso o aluno tenha declaração que comprove a necessidade de liberação da vaga na referida turma/turno/unidade escolar, a Coordenação Regional de Educação deverá encaminhar a declaração à Geare para análise.
      • A unidade escolar só poderá alocar o estudante em sala após a Geare realizar a liberação da vaga excedente.


      Atualização das dependências – Prédio Escolar

      • Para análise da vigência atual do prédio: SIGE – Lápis Documentos – Relatórios – Dados Cadastrais – Dependências da Escola.
      • Após detectar alguma necessidade de alteração, seja ela cadastro ou exclusão de ambiente e prédio, correção de metragens ou correção de endereço, a CRE deverá encaminhar a solicitação para a SUPINFRA.
      • Salas de aula como Indisponível no reordenamento (diurno) – informar à GEARE o motivo.
      • Se houver mudança de prédio, informar a SUGEAR.

      Para aprender mais sobre o preenchimento do reordenamento no NSRM (Novo sistema de reordenamento de matrícula), acesse: Guia do NSRM – Sistema de Reordenamento

Etapa 3 - Criação de Turmas para o Próximo Ano/Semestre Letivo

 

Após a aprovação e liberação do Reordenamento pela GEARE, o SIGE estará disponível para que as Unidades Escolares realizem o cadastro das turmas do próximo período letivo.

 

Responsabilidades da Unidade Escolar:

    • Realizar o cadastro de todas as turmas no SIGE antes do início do processo de renovação de matrícula.

 

Apoio e instruções:

Para saber o passo a passo de como cadastrar turmas no SIGE, acesse o link: Tutorial – Cadastro de Turmas no SIGE

1 Analista de Matrícula, Reordenamento e SIGE: Servidor da Coordenação Regional de Educação que tem como uma de suas responsabilidades o  processo de matrícula .

 



Novidade – Matrícula 2026

 

Antes de realizar as etapas de Renovação da Matrícula, Transferência Por Interesse Próprio (TIP) ou Transferência Automática (TA), a escola deverá obrigatoriamente informar os Dados do Uniforme dos estudantes.

O preenchimento deve ser feito no módulo “Lápis Programas” → “Dados do Uniforme”.

Atenção: o sistema não permitirá a continuidade das etapas de Renovação, TIP e TA enquanto as informações do uniforme não forem registradas.

Etapa 4 – Renovação da Matrícula

 

A Renovação da Matrícula é realizada diretamente pela Unidade Escolar, no SIGE, conforme o cronograma da matrícula informatizada 2026/1.

Procedimentos da Escola:

 

  1. Emitir e entregar o Termo:
    • A escola deve imprimir e entregar a todos os alunos e responsáveis interessados em permanecer na unidade escolar o “Termo de Renovação da Matrícula”, disponível no SIGE → Lápis Documentos → Relatórios → Matrícula → Termo de Renovação.


      imagem mostra tela do sistema SIGE, selecionado o lápis: Documentos, Relatórios, Matrícula, Termo de Renovação.

  1. Coletar assinatura:
    • A renovação da matrícula só será validada mediante a devolução do termo devidamente assinado pelo responsável ou pelo aluno (quando maior de idade).
  2. Foi incluída no Termo de Renovação a seção Dados do Uniforme. O aluno ou responsável deverá preencher as informações referentes ao uniforme. Após o retorno do termo à escola, a unidade deverá registrar esses dados no SIGE, acessando o menu Lápis Programas → Dados do Uniforme.


    imagem mostra uma cópia do Termo de Renovação de matrícula 2026-1

  3. Cumprir o cronograma:
    • Todo o processo precisa ser concluído dentro do prazo estipulado no cronograma.


Atenção:

    • O aluno que não renovar a matrícula dentro do prazo perderá o direito à vaga na escola e somente poderá buscar uma nova vaga após a conclusão do processo de matrícula informatizada (02/01/26), diretamente em uma unidade escolar, onde houver vaga.
    • O SIGE permite renovar a matrícula do aluno independentemente da sua situação final (aprovado, reprovado ou em dependência).

Etapa 5 -Transferências e Solicitações

 

Transferência Automática (TA)

 

A Transferência Automática (TA) é o processo de realocar, em bloco, os alunos de escolas que não oferecem a série seguinte ou que deixarão de oferecer determinada etapa/ano/série no ano letivo seguinte.

Importante saber:

      • A TA só pode acontecer dentro da mesma rede de ensino (municipal para municipal ou estadual para estadual).
      • O planejamento da TA ocorre nas reuniões de Estudo da Rede, onde se define para quais escolas os alunos serão transferidos.
      • A autorização da TA é feita pelo Analista de Matrícula, no Sistema de Reordenamento (NSRM), conforme o cronograma oficial.


Como Autorizar a Transferência Automática

 

      1. Acesso ao Sistema

O analista de matrícula acessa o Sistema de Reordenamento – NSRM na intranet:

NSRM → Autorizar TA


Segue imagem da tela de cadastro:


imagem mostra tela do sistema Intranet NSRM, dentro do cadastro de TA-transferência automática, são mostrados os botões de seleção: Rede, Município - Rede, Ano Letivo, Semestre, Código Escola, Coordenação Regional, Município, Escola. Além dos menus: Consultar, Incluir Nova, Limpar e Principal.

      1. Preenchimento da Autorização:

         

        a) Identificação da escola de origem:
      • Informe o código da escola que irá transferir os alunos.
      • O sistema preencherá automaticamente os demais campos.
      • Ou use os filtros: Coordenação Regional e Município.
      • Clique em “Incluir Nova”.
      1. b) Preencher os dados da Origem:
      • Composição de Ensino
      • Série
      • Turno

O sistema mostrará quantos alunos existem nessa série e turno.

      1. c) Preencher os dados do Destino:
      • Turno
      • Composição de Ensino
      • Série

O sistema mostrará quantas vagas estão disponíveis.

      1. d) Informar a quantidade de alunos a serem transferidos.
      2. e) Finalizar clicando em “Incluir”.

imagem mostra tela do sistema Intranet NSRM, dentro do cadastro de TA-transferência automática onde são mostrados os botões de seleção para a Origem: Composição de Ensino, Série, Turno, Número de alunos a serem transferidos e Alunos que faltam ser transferidos. Dentro do menu Destino são mostrados os botões de seleção: Escola, Turno, Composição de Ensino, Série, Número de vagas disponíveis e Número de alunos. São mostrados também os menus: Incluir, Alterar, Excluir, Voltar e Principal.


 

 

Observações importantes:

      • A autorização é por série e turno da escola de origem.
      • Se for mesma série, mas outro turno, é necessário realizar uma nova autorização clicando em “Incluir Nova”.
      • Se for:
        • mesma série e turno da escola de origem, mas
        • outro turno da escola de destino ou outra escola de destino, o analista deverá clicar em “Falta Transferir!” para complementar a autorização já existente.


          imagem mostra tela do sistema Intranet NSRM, dentro do cadastro de TA-transferência automática, são mostrados os botões de seleção: Rede, Município - Rede, Ano Letivo, Semestre, Código Escola, Coordenação Regional, Município, Escola. Além dos menus: Consultar, Incluir Nova, Limpar e Principal. Logo abaixo são mostradas as quantidades de quantitativo de alunos, em evidência os que faltam transferir.



Cadastro da TA no SIGE


Depois da autorização no sistema de reordenamento, a escola de origem poderá fazer o cadastro da TA no SIGE.


Passo a passo:

 

      1. Acesse o SIGE e certifique-se que 2025/2 esteja ativo:
        1. Lápis Aluno → Matrícula → TA → Cadastro
      2. Em Origem:
      • Selecione: composição, série, turno e turma.
        1. O sistema mostrará os alunos da turma.
        2. Marque os alunos que serão transferidos.
      1. Em Destino:
      • Selecione: escola, composição, série e turno de destino.
      • O sistema mostrará a quantidade de vagas autorizadas.
      1. Clique em “Incluir”.

Exemplo:

 

O analista de matrícula autorizou a TA de 20 alunos do 9º ano – turno matutino da escola “A” para a 1ª série do Ensino Médio – turno matutino da escola “B”.

Nesse caso:

      • A escola “A” só poderá realizar a TA de até 20 alunos do 9º ano – turno matutino.
      • O sistema não permitirá:
        • incluir mais de 20 alunos para escola B;
        • incluir alunos de outro turno (ex: vespertino).

A escola de origem só conseguirá realizar o cadastro da TA conforme foi autorizado previamente pelo analista de matrícula da sua regional de ensino.

 



Comprovante de Transferência

 

Após cadastrar a TA, a escola deve:

      • Clicar em “Emitir Todos os Comprovantes”.
      • Imprimir e entregar aos alunos ou responsáveis.
      • Orientar para comparecerem à escola de destino no período correto para efetivar a matrícula.

 



Exclusão de TA

 

Enquanto o período de cadastro da TA estiver aberto, a escola de origem pode:

      • Excluir cadastros já feitos.

Basta selecionar o aluno no Destino e na frente do seu nome clicar no “X” – Excluir.

Atenção:

      • Se o período de cadastro fechar, ou
      • Se a escola de destino efetivar a matrícula dos alunos,

a escola de origem não poderá mais fazer alterações.

Alerta Importante

      • Ao transferir um aluno via TA, a escola de origem está liberando a vaga dele para o próximo ano.
      • Se a matrícula não for efetivada na escola de destino, o aluno poderá perder a vaga na rede.
      • Por isso, respeite os prazos do cronograma de matrícula e oriente os responsáveis corretamente.


Transferência por Interesse Próprio (TIP)

 

A Transferência por Interesse Próprio (TIP) é o procedimento destinado ao aluno da Rede Estadual que:

      • Não deseja permanecer na mesma Unidade Escolar no ano seguinte; ou
      • Está em turma sujeita à Transferência Automática (TA), mas prefere escolher outra escola da sua preferência.

Orientação sobre o processo de TIP

 

Os alunos que desejarem realizar o processo de Transferência Por Interesse Próprio (TIP) — assim como os responsáveis, no caso de estudantes menores de idade — devem ser informados de que:

      • Ao optar pela TIP, o estudante renuncia à vaga atual na rede.
      • A partir desse momento, ele passa a concorrer em igualdade de condições com os novos candidatos que solicitaram vaga pelo site da matrícula.
      • A nova vaga poderá ser disponibilizada em qualquer uma das escolas indicadas no cadastro da TIP, não havendo garantia que a vaga seja disponibilizada na escola da 1ª opção.

Regras Importantes:

 

      1. O cadastro da TIP no SIGE é permitido para alunos com as seguintes situações:
        1. Cursando
        2. Aprovado
        3. Reprovado
        4. Progressão Parcial

           

      2. Alunos com situação Deixou de Frequentar ou Matrícula Cancelada não participam da TIP.
        1. Nesses casos, devem se inscrever como novos alunos pelo site: matricula.go.gov.br.
        2. (Ver cronograma da matrícula no final deste manual).
      3. A TIP deve ser cadastrada na escola de origem para todo aluno da Rede Estadual que deseja transferir-se para outra escola da rede, exceto:
        1. Escolas Conveniadas
        2. Escolas de Ensino Especial
        3. Colégios Militares
        4. Agrocolégios
        5. CEPI do Esporte
        6. Colégio Estadual Regina Pimenta Peixoto Moura (necessidade de teste de aptidão para ingresso)
        7. CEPI Bilíngue Lyceu de Goiânia (por edital)

Nestes casos, o aluno deve procurar diretamente a escola pretendida, após o processo de matrícula informatizada, se houver vaga.

      1. Escolas Conveniadas, de Ensino Especial, Militares, Agrocolégios, CEPI do Esporte. Colégio Estadual Pimenta Peixoto Moura e CEPI Bilíngue Lyceu de Goiânia não recebem TIP de outras escolas, mas devem cadastrar TIP para seus próprios alunos.


Passo a Passo do Cadastro da TIP no SIGE

 

      1. Com o ano/semestre atual ativo, acesse no SIGE:
        Lápis Aluno → Matrícula → TIP.
      2. Informe a matrícula do aluno ou pesquise pelo nome.
      3. O sistema carregará os seguintes dados:
        1. Dados do aluno
        2. Endereço
        3. Dados escolares (ex.: 2025/2)
        4. Dados da TIP (ex.: 2026/1)
      4. Em Dados da TIP 2026/1
        1. Selecione o Nível de Ensino entre:
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
        1. Se precisar mudar o nível, faça isso antes de preencher as opções de prioridade.

Devem ser informadas três opções de escolas.

 

As opções devem ser preenchidas em ordem de prioridade:

      • Prioridade Alta (1ª opção): a escola que você mais deseja.
      • Prioridade Média (2ª opção): uma escola alternativa próxima ou de fácil acesso.
      • Prioridade Baixa (3ª opção): uma terceira opção caso as anteriores não tenham vaga.


Novidade 2026

 

      • Agora em cada opção de escola você pode informar modalidade, turnos e até município diferentes, mas lembre-se da regra de prioridades acima, ela faz toda a diferença.
      • Preencher as três opções aumenta as chances de conseguir uma vaga próxima à sua residência.
        1. Na Opção 1 selecione:
      • Modalidade – será listada de acordo com o nível de ensino escolhido anteriormente.
      • Composição de ensino – será listada as composições compatíveis com a modalidade selecionada.
      • Série – será listada às séries compatíveis com a modalidade selecionada.
      • Turno
      • 1ª Opção de Escola – Informe o código da escola de 1ª opção ou use a lupa para pesquisar a escola pelo município e parte do seu nome.
        • Ao informar a escola preste atenção a mensagem ou na cor que aparecerá pois indicará a situação da escola em relação à oferta de curso, série e turno selecionado.

imagem mostra tela do sistema SIGE, onde são mostradas as opções de escolas 1, 2 e 3 que são compreendidos pelos botões: Modalidade, Composição, Série, Turno e Opção de Escola com a lupa ao lado para a pesquisa da Escola, também são mostrados os botões: Incluir, Limpar e Principal.

Imagem mostra tela do sistema SIGE, onde é mostrado: Consultar Escolas - Reordenamento de Matrícula. São vistos os botões: Código MEC, Município, Unidade de Ensino, além das legendas nas cores branco, roxo, vermelho e amarelo.

(Branco)Escola oferece o Curso/Série/Turno -A escola oferece o curso, série e turno informados – permitirá ser selecionada;

🟪 (Roxo)Escola não oferece o Curso/Série/Turno – A escola selecionada não possui a oferta correspondente ao curso, série e turno selecionados – Será necessário informar outra unidade escolar;

🟥 (Vermelho)Escola não oferece vaga pela matrícula – A unidade escolar não disponibiliza vagas pelo sistema de matrícula informatizada – Será necessário informar outra unidade escolar;

🟨 (Amarelo)Escola não participa da Matrícula – A escola não faz parte do processo de matrícula informatizada – Será necessário informar outra unidade escolar.

      1. Ao finalizar o preenchimento da 1ª opção, siga os mesmos passos para 2ª e 3ª opções.
      2. Clique “Incluir” para finalizar.
        1. O sistema gera um número de solicitação, que deve ser entregue ao aluno/responsável.
        2. Esse número será usado no site da matrícula, no período de confirmação, para verificar a escola de destino.
      3. Após a definição da vaga, o aluno ou responsável deve comparecer à escola indicada para efetivar a matrícula dentro do prazo do cronograma.
        1. Caso não compareça, a solicitação será cancelada automaticamente e a vaga será perdida.
      4. Caso o aluno desista ou deseje alterar a solicitação dentro do prazo, a escola poderá Alterar ou Excluir a TIP no mesmo menu do cadastro.


Comprovante da TIP

 

      • A escola deve gerar o comprovante em duas vias:
        • Via da Escola: assinada pelo aluno/responsável e arquivada na pasta do aluno.
        • Via do Aluno: assinada pela escola e entregue ao aluno ou responsável.
      • Sempre que houver alteração, deve ser emitido um novo comprovante, recolhendo as assinaturas e entregando a nova via ao aluno.


Relatórios

A Unidade Escolar pode emitir relatórios das TIP’s cadastradas:
Documentos → Relatórios → Matrícula → Relatório TIP.

      • Nesse relatório também constarão as solicitações canceladas.

Atenção!

 

      • A TIP é solicitada exclusivamente na escola onde o aluno está matriculado.
      • O site da matrícula atende apenas a novos alunos, estando bloqueados os cadastros de TIP e TA.
      • Todas as etapas devem seguir rigorosamente o cronograma oficial da matrícula.

 



Solicitação de Vagas para Novos Alunos

 

A solicitação de vagas para novos alunos será realizada exclusivamente pelo site: www.matricula.go.gov.br

Período de solicitação: 10/11/2025 a 01/12/2025

 



Escolas que participam do processo:

 

✔ Todas as Escolas Estaduais, com exceção de:

      • Escolas conveniadas;
      • Colégios militares;
      • Colégio Estadual Regina Pimenta Peixoto Moura (necessidade de teste de aptidão para ingresso
      • Agrocolégios
      • CEPI Bilíngue Lyceu de Goiânia (por edital)

✔ Todas as escolas estaduais que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA), com exceção de:

      • Unidades prisionais;
      • Unidades socioeducativas.

Durante o processo de matrícula, não poderá haver exclusão de nenhuma unidade escolar.

 



Quem pode solicitar vaga:

O processo é destinado apenas a novos alunos, incluindo:

      • Alunos de outras redes de ensino (municipal, federal ou privada);
      • Alunos de outros estados;
      • Alunos que estão iniciando a vida escolar;
      • Alunos que deixaram de estudar;

Que desejam uma vaga na rede estadual no próximo ano letivo.

 



Dados necessários para solicitar a matrícula:

 

      • Nome completo do aluno;
      • Nome completo da mãe;
      • Nome completo do pai
      • Nome completo do responsável;
      • CPF do aluno (obrigatório);
      • CPF do responsável (obrigatório);
      • Data de nascimento;
      • Etapa, ano e turno desejados;
      • Três opções de escolas;
      • Telefone para contato;
      • E-mail.

Sobre as opções de escola:

 

      • Indicar três opções de escolas.
      • O sistema fará a alocação conforme o número de vagas disponíveis e a ordem das escolas escolhidas.
      • Importante: não há garantia de vaga na primeira opção.
      • Histórico do processo mostra que 94% a 97% dos alunos conseguem vaga na primeira opção.

Após solicitar a vaga, o aluno deve confirmar no site entre 15 e 19 de dezembro de 2025.

 



Observações adicionais:

 

      • As Escolas de Tempo Integral também participam do processo.
      • Alterações no reordenamento durante o período de solicitação só serão liberadas pelo sistema no dia seguinte às mudanças.
      • É fundamental acompanhar o calendário de matrícula para orientar alunos e responsáveis corretamente.

Etapa 6 - Efetivação da Matrícula


A efetivação é obrigatória para:

    • Alunos de Transferência Automática (TA);
    • Alunos de Transferência por Interesse Próprio (TIP);
    • Novos alunos (solicitação feita no site).

O aluno/responsável deve comparecer à Unidade Escolar de destino, dentro do prazo definido, com os documentos obrigatórios.

 

Documentos obrigatórios:

    • RG ou Certidão de Nascimento/Casamento;
    • CPF (obrigatório);
    • Comprovante de endereço;
    • Telefone para contato;
    • Documento que comprove escolaridade (boletim, histórico ou declaração de transferência);
    • Certificado de vacinação (Lei nº 22.243/2023 – para menores de 18 anos).

No ato da efetivação, a escola deve enturmar o aluno imediatamente.

 



Efetivação dos alunos de TA:

    • Realizada antes da TIP e dos novos alunos, pois eles têm vaga garantida.

Periódo – 17/11/2025 a 01/12/2025

    • Procedimento no SIGE:
    1. Ativar o ano/semestre subsequente.
    2. Acessar: Lápis Aluno → Matrícula → Efetivação.
    3. Selecionar tipo de aluno: TA.
    4. Listar alunos “Não Efetivados”.
    5. Escolher a turma de destino, preencher autorizações e clicar em Incluir.
    6. O aluno será alocado automaticamente.
    7. É possível listar alunos Efetivados, Não Efetivados ou Todos.
    8. Para excluir ou alterar a turma: usar os botões Excluir ou Alterar.

Caso o aluno não compareça dentro do prazo, sua solicitação será cancelada automaticamente.

 



Efetivação dos alunos de TIP e Novos Alunos:

Período: 15/12/2025 a 19/12/2025

    • Ocorre após a divulgação da lista de alunos encaminhada para a escola.
    • Segue os mesmos passos da efetivação de TA.
    • A escola não deve receber alunos que não constem na lista oficial para evitar superlotação.
    • Se o aluno não comparecer dentro do prazo estabelecido, sua solicitação de vaga será automaticamente cancelada. Nesses casos, a matrícula só poderá ser realizada diretamente na escola, após o encerramento do Processo de Matrícula Informatizada, durante a fase de manutenção da matrícula no SIGE.

 



Regras para efetivação da matrícula:

    1. O aluno poderá ingressar na rede se completar 6 anos até 31/12/2026.
    2. Idade mínima para EJA – Ensino Fundamental: 15 anos conforme Resolução CEE/CP nº 06/2024, Art. 112, Inciso I.
    3. Idade mínima para EJA – Ensino Médio: 18 anos, conforme Resolução CEE/CP nº 06/2024, Art. 112, Inciso I.
    4. Matrículas no turno noturno: permitidas a partir dos 14 anos completos até o 1º dia letivo de 2026, com comprovação de vínculo empregatício (ECA, art. 54, IV).
    5. Alunos acima de 15 anos devem ser atendidos preferencialmente na EJA.

 

Cronograma Matrícula 2026-1


Imagem mostra o cronograma da matrícula 2026-1

Conclusão


Como você pôde ver, o processo da Matrícula envolve várias etapas e pessoas, tudo isso com muito planejamento e organização para proporcionar um resultado final eficiente. É importante perceber também, que como é um processo dividido em tantas etapas, é fundamental que cada uma delas seja realizada da maneira correta, por todos os atores, porque um erro pode comprometer o processo final como um todo.

E qualquer dúvida entre em contato conosco pelo nossos canais  de atendimento.

Teams: Atendimento Digital – Superintendência de Tecnologia | General | Microsoft Teams


Telefone: 6232209546

Teste de Índice Fixo