Garantir a vaga escolar do seu filho(a) é um momento importante e requer atenção especial. Pensando nisso, elaboramos este manual para orientá-lo durante todo o processo de matrícula na Rede Estadual da Educação de Goiás.
Uma das principais etapas da matrícula é a escolha das escolas. No site, você poderá indicar até três opções, mas lembre-se que não se trata de uma matrícula definitiva, por isso é fundamental que você pesquise e escolha as escolas que mais atendem às suas necessidades e expectativas.
Ao final do processo de análise das solicitações, a Secretaria da Educação realizará a alocação dos alunos, priorizando as escolas escolhidas por você. Caso não haja vagas disponíveis nas opções informadas, iremos procurar uma escola que atenda as suas necessidades, mas saiba que o seu ensino está garantido.
Este documento tem o objetivo de explicar como fazer a solicitação de matrícula pela internet. O processo é dividido em duas etapas.
1ª Etapa: Solicitação de Matrícula (de 11/11/2024 a 01/12/2024)
Na primeira etapa, quem quer estudar na rede pública estadual de Goiás no ano de 2025 precisa fazer a solicitação de matrícula. Podem solicitar matrícula alunos que:
- Estão saindo de outras redes de ensino (municipal, federal ou privada).
- Vindos de outros estados.
- Pararam de estudar e querem voltar. Para solicitar a matrícula, o responsável deve ter as seguintes informações:
- CPF do estudante
- Nome completo do estudante
- Data de nascimento
- Nome completo da mãe* e do pai
- Sexo e cor/raça • Endereço do estudante
- E as 3 opções de escolas estaduais que o estudante deseja se matricular.
* Caso o aluno não tenha dados de mãe, deverá preencher o campo com os dados do responsável
O sistema vai alocar o estudante de acordo com as opções de escolas que ele escolheu e com as vagas disponíveis em cada escola.
2ª Etapa: Confirmação e Efetivação da Matrícula (de 09/12/2024 a 13/12/2024)
- Na segunda etapa, o responsável pelo aluno deve acessar novamente o site da matrícula para conferir em qual escola o estudante foi alocado. Depois, deve comparecer à escola entre os dias 09 e 13 de dezembro para efetivar a matrícula.
* Novidade de 2024: Agora, será preciso apresentar o Certificado de Vacinação atualizado para efetivar a matrícula, de acordo com a Lei nº 22.243, de 28 de agosto de 2023.
Fique atento a essas datas e garanta a matrícula do seu filho ou da sua filha na rede estadual de ensino!
Acesse o site da Matrícula Informatizada (www.matricula.go.gov.br): O período de solicitação de vagas é de 11/11/2024 a 01/12/2024.
Clique no botão “Quero fazer a Matrícula”: ao clicar no botão você será redirecionado para o formulário onde dará início ao preenchimento dos dados. O formulário é dividido em 4 blocos.
Bloco 1 - Dados do Estudante
1. Preencha todos os dados do estudante.
* É importante que todos os dados sejam digitados com cuidado, conforme consta no documento do aluno, para que não haja nenhum problema na hora de efetivar a matrícula.
2. Após preencher todos os dados desse bloco clique em “Continuar” para prosseguir para o Bloco 2.
Bloco 2 – Dados para Contato
- Preencha os dados para contato do aluno. Será por meio destes dados que a Secretaria Estadual de Educação de Goiás – Seduc entrará em contato com o aluno e sua família, caso haja algum dado inconsistente na solicitação. Após preencher todos os dados desse bloco clique em “Continuar” para prosseguir para o Bloco 3.
Bloco 3 – Configurações de estudo
- No campo – Informe o tipo de ensino que o estudante deseja ingressar – selecione o tipo de ensino, o Curso, Série e Turno desejados.
Bloco 4 – Seleção de Escolas
Estamos quase no final de sua solicitação. Neste bloco deve-se informar para qual(is) escola(s) o aluno deseja solicitar a sua vaga. Devem ser informadas três opções de escolas.
É muito importante a atenção na hora de escolher as opções de escola. Você deverá iniciar a consulta inserindo uma parte do nome da escola desejado, veja o exemplo abaixo:
Para consultar a ESCOLA ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS, informe apenas uma das partes do nome, por exemplo: DUQUE ou DUQUE DE CAXIAS.
* Veja na imagem do nosso exemplo que o sistema, ao colocar apenas a palavra “duque” trouxe várias opções de escola.
Analisando o resultado desta imagem, você precisa verificar se alguma das opções é a escola desejada, para isso verifique:
- O nome da escola
- O município e bairro em que ela se encontra
- Se ela oferece ou não a vaga na série/turno pretendido.
* Ainda em nosso exemplo, veja que o sistema trouxe uma escola localizada no bairro Mansões Village em Águas Lindas de Goiás e outra no bairro Aeroviário em Goiânia. Agora veja a imagem a seguir:
* Neste novo exemplo, consultamos pela palavra ASSIS para se referir ao CEPI MACHADO DE ASSIS. Veja que ele retornou quatro unidades, duas em Aparecida de Goiânia, Uma em Aguas Lindas e outra em Goiânia.
Perceba que, nesta consulta, além das informações já mencionadas, ele traz outras informações:
Observe bem as mensagens que o sistema trará ao selecionar a escola, algumas situações impedem que o aluno escolha a unidade.
A SEDUC fará o possível para alocar o aluno em sua primeira opção, porém se a demanda de alunos for maior que a capacidade de atendimento, ele poderá ser alocado em outras escolas, conforme a 2ª e a 3ª opções.
Caso o aluno/responsável informe apenas uma opção e esta opção esteja com déficit de vagas, o aluno poderá ser alocado em uma escola próxima à 1ª opção. Por isso é muito importante que o aluno informe as 3 opções de escola.
- Repita o procedimento para escolher a 2ª opção e a 3ª opção;
- IMPORTANTE: Caso tenha solicitado uma vaga em um curso profissionalizante e a alocação não seja possível, o aluno será direcionado para uma turma do Ensino Médio regular.
Escolas conveniadas, militares, Agrocolégio e CEPI do Esporte não participam da matrícula informatizada.
Não há possibilidade de escolher uma escola que não oferece vaga ou que não participe da matrícula.
Ao finalizar as opções de escolas clique no botão Finalizar, você verá a tela abaixo.
O comprovante de matrícula será enviado para o e-mail registrado, mas você também poderá visualizar o comprovante. O comprovante de solicitação de matrícula deverá ser guardado pelo aluno/responsável.
Neste comprovante aparecerá o número da solicitação. Este número será utilizado para alterar sua solicitação, caso seja necessário, e também para saber onde o aluno foi alocado, no período de confirmação da matrícula, conforme divulgado no próprio site.
Ainda nessa tela é possível realizar uma nova solicitação, para outro aluno, clicando no botão Nova Matrícula.
ATENÇÃO!
Caso tenha solicitado vaga para o diurno (turnos matutino ou vespertino), a matrícula poderá ser confirmada em qualquer um desses turnos, conforme a disponibilidade de vagas.
- Caso tenha solicitado vaga para um curso profissional e não seja possível a alocação, o aluno será direcionado para uma turma do Ensino Médio regular
- Caso tenha solicitado vaga para um curso profissional e não seja possível a alocação, o aluno será direcionado para uma turma do Ensino Médio regular
Retorne ao site www.matricula.go.gov.br no período de 09 a 13 de dezembro de 2024 para verificar em qual unidade escolar o aluno foi alocado.
Em seguida, compareça a unidade escolar onde foi alocado, nesse mesmo período, munido dos seguintes documentos do aluno:
- RG ou Certidão de Nascimento/Casamento;
- CPF (obrigatório);
- Comprovante de endereço;
- Número de telefone para contato);
- documentos que comprovem a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar);
- Certificado de vacinação (LEI Nº 22.243, de 28 de agosto de 2023) – menores de 18 anos).
- Em caso de aluno menor de 18 anos, será necessário a apresentação de documentos pessoais da mãe/pai ou responsável.
Se você fez a solicitação de matrícula e por algum motivo não deseja mais estudar na rede estadual, não é necessário cancelar a solicitação. Basta não efetivar a matrícula que a solicitação será automaticamente cancelada.
Escolas Regulares
A rede estadual de Educação conta com escolas regulares com turnos matutino, vespertino e noturno. Todas as unidades estão sendo reformadas e equipadas com lousas digitais e laboratórios móveis de informática. Nossos estudantes também recebem uniformes, kits escolares e merenda de qualidade. As escolas regulares atendem:
- Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano ü Ensino Médio – 1ª a 3ª série
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escolas em tempo integral
A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 a 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas práticas. Com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada. A partir de 2025, de 12 dos 252 Centros de Ensino em Período Integral (CEPIS) ofertarão também a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Os Jovens terão a chance de se qualificar profissionalmente em cursos como: Desenvolvimento Web e Cyber Security.
Goiás TEC
O programa Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de todos surgiu com o objetivo de ampliar a oferta de Ensino Médio aos jovens que moram em locais de difícil acesso ou onde há déficit de professores em áreas ou matérias específicas. Nesse modelo de mediação tecnológica, os estudantes cumprem a mesma carga horária do Ensino Médio e vão a escola normalmente, mas as salas de aula são interativas, equipadas para o acesso às aulas transmitidas online.
As turmas são acompanhadas por um professor mediador, que auxilia os estudantes e garantir a comunicação deles, via chat com professor no estudio de gravação.
EJA
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é voltada para pessoas a partir dos 15 anos de idade que desejam concluir a Educação Básica. As turmas são presenciais ou a distância (EJATec). Jovens e Adultos a partir dos 15 anos podem se matricular no Ensino Fundamental, enquanto interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter no mínimo 18 anos.
A oferta é dividida nas seguintes etapas:
- 1ª Etapa – Ensino Fundametal 1º ao 5º ano
- 2ª Etapa – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano
- 3ª Etapa – Ensino Médio 1ª a 3ª Série
EJATec
O programa EJATec funciona na modalidade semipresencial, sendo 80% das aulas realizada on-line e 20% presenciais voltadas para avaliações e plantão de dúvidas.
Na plataforma, o estudante tem à disposição todo material didático com mediação pedagógica dos professores. Atualmente, o programa é ofertado em 42 polos, localizados em Goiânia e em mais de 35 municípios goianos.
EJA Profissional
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada á Educação Profissional – Qualificação Profissional/Curso FIC tem como objetivo promover a qualificação profissional inicial e continuada de jovens e adultos, preparando-os para o mercado de trabalho de maneira articulada com educação de qualidade.
Destinada a alunos com idade acima de 18 anos, a EJA Profissional oferece as seguintes qualificações:
- Assistente Financeiro;
- Assistente de Logítica;
- Auxiliar de Agropecuária;
- Auxiliar de Agroecologia;
Agora que você já solicitou sua matrícula, fique atento aos prazos de confirmação e efetivação, eles deverão ser seguidos rigorosamente, pois não haverá prorrogação dos mesmos.
O processo de matrícula do Estado de Goiás é um processo 100% democrático em que todos os alunos concorrem as vagas da mesma forma. Sendo assim, nem sempre será possível atender a primeira opção do aluno, porém faremos o possível para que o aluno estude na escola de sua primeira opção.
Em locais onde a demanda é muito grande, alguns alunos poderão ser alocados em uma quarta opção, que será a escola mais próxima da primeira opção.
Perguntas e Respostas
Quais alunos poderão solicitar matricula pelo SITE?
Alunos novos que estão ingressando na vida estudantil no ano de 2015/1, alunos que venham das redes municipais e particulares, alunos de outros estados e alunos que tenham vínculo inativo com o estado.
O que são alunos inativos?
- São alunos que já estiveram matriculados em alguma escola do estado, mas hoje estão como transferidos ou deixaram de frequentar.
O que fazer quando sua situação está ativa na rede estadual?
- Qualquer tipo de movimentação do aluno vinculado à rede é realizado pela escola onde o aluno está cursando. Nesse caso deve-se procurar a escola.
É possível alterar a TIP (TRANSFERÊNCIA POR INTERESSE PRÓPRIO) pelo site da matrícula?
Não. Esse tipo de solicitação só será realizada ou alterada pela a escola onde o aluno está cursando.
É possível alterar a TA (TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA) pelo site da matrícula?
Não. Esse tipo de solicitação só será realizada ou alterada pela a escola onde o aluno está cursando.
Quais escolas participam da solicitação de matrícula pelo site?
Todas as escolas pertencentes à rede estadual de Goiás, exceto as escolas militares, conveniadas, AgroColégio e CEPI do Esporte. As escolas federais, municipais e particulares não participam desse processo de matrícula.
Como funciona a solicitação de matrícula para as escolas conveniadas, militares, agrocolégio e CEPI do Esporte?
Nesse caso o aluno ou responsável deve procurar a própria escola para se informar sobre o processo de matrícula.
É obrigatório informar as 3 opções de escola?
Não é obrigatório, mas é essencial, pois quando se indica apenas uma opção, caso não tenha vaga na opção indicada, o aluno poderá ser alocado em uma escola diferente daquela pela qual ele optou.
Qual é a idade mínima para solicitação de matrícula durante o período de matrícula?
A Idade mínima é de 6 anos completos até o dia 31 de março de 2025. Os alunos que não tiverem 6 anos completos ou mais até essa data só poderão realizar a solicitação de matrícula na própria escola, após o início das aulas.
O que é a EJA?
Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que querem retomar os seus estudos ou ajustar sua série à sua idade, possibilitando a conclusão do ensino fundamental e médio em tempo reduzido.
Quem pode cursar a EJA?
O único requisito adotado pela EJA é a idade mínima para cada composição. Para a EJA – Ensino Fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos conforme Resolução CEE/CP nº 06/2024, Art. 112, Inciso I.
Já para a EJA – Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos conforme Resolução CEE/CP nº 06/2024, Art. 112, Inciso I.
A idade mínima para estudar no turno noturno é de 14 anos completos até o 1º dia letivo de 2024 (conforme Art. 54, IV, Estatuto da Criança e Adolescente – ECA 2017), devendo comprovar vínculo empregatício;
Atenção
Toda Unidade Escolar da Rede Estadual é Ponto de Atendimento da Matrícula, ou seja, você poderá obter informações de qualquer escola em qualquer unidade.