Garantir a vaga escolar do seu filho(a) é um momento importante e requer atenção especial. Pensando nisso, elaboramos este manual para orientá-lo durante todo o processo de matrícula na Rede Estadual da Educação de Goiás.

 

Uma das principais etapas da matrícula é a escolha das escolas. No site, você poderá indicar até três opções, mas lembre-se que não se trata de uma matrícula definitiva, por isso é fundamental que você pesquise e escolha as escolas que mais atendem às suas necessidades e expectativas.

 

Ao final do processo de análise das solicitações, a Secretaria da Educação realizará a alocação dos alunos, priorizando as escolas escolhidas por você. Caso não haja vagas disponíveis nas opções informadas, iremos procurar uma escola que atenda as suas necessidades, mas saiba que o seu ensino está garantido.

 

Este documento tem o objetivo de explicar como fazer a solicitação de matrícula pela internet. O processo é dividido em duas etapas.


 

1ª Etapa: Solicitação de Matrícula (de 11/11/2024 a 01/12/2024)

 

Na primeira etapa, quem quer estudar na rede pública estadual de Goiás no ano de 2025 precisa fazer a solicitação de matrícula. Podem solicitar matrícula alunos que:

 

    • Estão saindo de outras redes de ensino (municipal, federal ou privada).
    • Vindos de outros estados.
    • Pararam de estudar e querem voltar. Para solicitar a matrícula, o responsável deve ter as seguintes informações:
    • CPF do estudante
    • Nome completo do estudante
    • Data de nascimento
    • Nome completo da mãe* e do pai
    • Sexo e cor/raça • Endereço do estudante
    • E as 3 opções de escolas estaduais que o estudante deseja se matricular.

* Caso o aluno não tenha dados de mãe, deverá preencher o campo com os dados do responsável

O sistema vai alocar o estudante de acordo com as opções de escolas que ele escolheu e com as vagas disponíveis em cada escola.


 

2ª Etapa: Confirmação e Efetivação da Matrícula (de 09/12/2024 a 13/12/2024)

 

    • Na segunda etapa, o responsável pelo aluno deve acessar novamente o site da matrícula para conferir em qual escola o estudante foi alocado. Depois, deve comparecer à escola entre os dias 09 e 13 de dezembro para efetivar a matrícula.

* Novidade de 2024: Agora, será preciso apresentar o Certificado de Vacinação atualizado para efetivar a matrícula, de acordo com a Lei nº 22.243, de 28 de agosto de 2023.

 

Fique atento a essas datas e garanta a matrícula do seu filho ou da sua filha na rede estadual de ensino!

 

Acesse o site da Matrícula Informatizada (www.matricula.go.gov.br): O período de solicitação de vagas é de 11/11/2024 a 01/12/2024.

 

Clique no botão “Quero fazer a Matrícula”: ao clicar no botão você será redirecionado para o formulário onde dará início ao preenchimento dos dados. O formulário é dividido em 4 blocos.

 

              

       

 

Ao finalizar as opções de escolas clique no botão Finalizar, você verá a tela abaixo.

 

 

O comprovante de matrícula será enviado para o e-mail registrado, mas você também poderá visualizar o comprovante. O comprovante de solicitação de matrícula deverá ser guardado pelo aluno/responsável.

 

Neste comprovante aparecerá o número da solicitação. Este número será utilizado para alterar sua solicitação, caso seja necessário, e também para saber onde o aluno foi alocado, no período de confirmação da matrícula, conforme divulgado no próprio site.

 

Ainda nessa tela é possível realizar uma nova solicitação, para outro aluno, clicando no botão Nova Matrícula.



ATENÇÃO!


Caso tenha solicitado vaga para o diurno (turnos matutino ou vespertino), a matrícula poderá ser confirmada em qualquer um desses turnos, conforme a disponibilidade de vagas.

    • Caso tenha solicitado vaga para um curso profissional e não seja possível a alocação, o aluno será direcionado para uma turma do Ensino Médio regular


 

Retorne ao site www.matricula.go.gov.br no período de 09 a 13 de dezembro de 2024 para verificar em qual unidade escolar o aluno foi alocado.

Em seguida, compareça a unidade escolar onde foi alocado, nesse mesmo período, munido dos seguintes documentos do aluno:

 

    • RG ou Certidão de Nascimento/Casamento;
    • CPF (obrigatório);
    • Comprovante de endereço;
    • Número de telefone para contato);
    • documentos que comprovem a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar);
    • Certificado de vacinação (LEI Nº 22.243, de 28 de agosto de 2023) – menores de 18 anos).
    • Em caso de aluno menor de 18 anos, será necessário a apresentação de documentos pessoais da mãe/pai ou responsável.

Se você fez a solicitação de matrícula e por algum motivo não deseja mais estudar na rede estadual, não é necessário cancelar a solicitação. Basta não efetivar a matrícula que a solicitação será automaticamente cancelada.

 

 

 

Agora que você já solicitou sua matrícula, fique atento aos prazos de confirmação e efetivação, eles deverão ser seguidos rigorosamente, pois não haverá prorrogação dos mesmos.

 

O processo de matrícula do Estado de Goiás é um processo 100% democrático em que todos os alunos concorrem as vagas da mesma forma. Sendo assim, nem sempre será possível atender a primeira opção do aluno, porém faremos o possível para que o aluno estude na escola de sua primeira opção.

 

Em locais onde a demanda é muito grande, alguns alunos poderão ser alocados em uma quarta opção, que será a escola mais próxima da primeira opção.

Perguntas e Respostas

Atenção

 

Toda Unidade Escolar da Rede Estadual é Ponto de Atendimento da Matrícula, ou seja, você poderá obter informações de qualquer escola em qualquer unidade.