Garantir a vaga escolar do seu filho(a) é um momento importante e requer atenção especial. Pensando nisso, elaboramos este manual para orientá-lo durante todo o processo de matrícula na Rede Estadual da Educação de Goiás.
Uma das principais etapas da matrícula é a escolha das escolas. No site, você poderá indicar até três opções, mas lembre-se que não se trata de uma matrícula definitiva, por isso é fundamental que você pesquise e escolha as escolas que mais atendem às suas necessidades e expectativas.
Ao final do processo de análise das solicitações, a Secretaria da Educação realizará a alocação dos alunos, priorizando as escolas escolhidas por você. Caso não haja vagas disponíveis nas opções informadas, iremos procurar uma escola que atenda as suas necessidades, mas saiba que o seu ensino está garantido.
Este documento tem o objetivo de explicar como fazer a solicitação de matrícula pela internet. O processo é dividido em duas etapas.
1ª Etapa: Solicitação de Matrícula (de 11/11/2024 a 01/12/2024)
Na primeira etapa, quem quer estudar na rede pública estadual de Goiás no ano de 2025 precisa fazer a solicitação de matrícula. Podem solicitar matrícula alunos que:
- Estão saindo de outras redes de ensino (municipal, federal ou privada).
- Vindos de outros estados.
- Pararam de estudar e querem voltar. Para solicitar a matrícula, o responsável deve ter as seguintes informações:
- CPF do estudante
- Nome completo do estudante
- Data de nascimento
- Nome completo da mãe* e do pai
- Sexo e cor/raça • Endereço do estudante
- E as 3 opções de escolas estaduais que o estudante deseja se matricular.
* Caso o aluno não tenha dados de mãe, deverá preencher o campo com os dados do responsável
O sistema vai alocar o estudante de acordo com as opções de escolas que ele escolheu e com as vagas disponíveis em cada escola.
2ª Etapa: Confirmação e Efetivação da Matrícula (de 09/12/2024 a 13/12/2024)
- Na segunda etapa, o responsável pelo aluno deve acessar novamente o site da matrícula para conferir em qual escola o estudante foi alocado. Depois, deve comparecer à escola entre os dias 09 e 13 de dezembro para efetivar a matrícula.
* Novidade de 2024: Agora, será preciso apresentar o Certificado de Vacinação atualizado para efetivar a matrícula, de acordo com a Lei nº 22.243, de 28 de agosto de 2023.
Fique atento a essas datas e garanta a matrícula do seu filho ou da sua filha na rede estadual de ensino!
Acesse o site da Matrícula Informatizada (www.matricula.go.gov.br): O período de solicitação de vagas é de 11/11/2024 a 01/12/2024.
Clique no botão “Quero fazer a Matrícula”: ao clicar no botão você será redirecionado para o formulário onde dará início ao preenchimento dos dados. O formulário é dividido em 4 blocos.
Ao finalizar as opções de escolas clique no botão Finalizar, você verá a tela abaixo.
O comprovante de matrícula será enviado para o e-mail registrado, mas você também poderá visualizar o comprovante. O comprovante de solicitação de matrícula deverá ser guardado pelo aluno/responsável.
Neste comprovante aparecerá o número da solicitação. Este número será utilizado para alterar sua solicitação, caso seja necessário, e também para saber onde o aluno foi alocado, no período de confirmação da matrícula, conforme divulgado no próprio site.
Ainda nessa tela é possível realizar uma nova solicitação, para outro aluno, clicando no botão Nova Matrícula.
ATENÇÃO!
Caso tenha solicitado vaga para o diurno (turnos matutino ou vespertino), a matrícula poderá ser confirmada em qualquer um desses turnos, conforme a disponibilidade de vagas.
- Caso tenha solicitado vaga para um curso profissional e não seja possível a alocação, o aluno será direcionado para uma turma do Ensino Médio regular
- Caso tenha solicitado vaga para um curso profissional e não seja possível a alocação, o aluno será direcionado para uma turma do Ensino Médio regular
Retorne ao site www.matricula.go.gov.br no período de 09 a 13 de dezembro de 2024 para verificar em qual unidade escolar o aluno foi alocado.
Em seguida, compareça a unidade escolar onde foi alocado, nesse mesmo período, munido dos seguintes documentos do aluno:
- RG ou Certidão de Nascimento/Casamento;
- CPF (obrigatório);
- Comprovante de endereço;
- Número de telefone para contato);
- documentos que comprovem a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar);
- Certificado de vacinação (LEI Nº 22.243, de 28 de agosto de 2023) – menores de 18 anos).
- Em caso de aluno menor de 18 anos, será necessário a apresentação de documentos pessoais da mãe/pai ou responsável.
Se você fez a solicitação de matrícula e por algum motivo não deseja mais estudar na rede estadual, não é necessário cancelar a solicitação. Basta não efetivar a matrícula que a solicitação será automaticamente cancelada.
Agora que você já solicitou sua matrícula, fique atento aos prazos de confirmação e efetivação, eles deverão ser seguidos rigorosamente, pois não haverá prorrogação dos mesmos.
O processo de matrícula do Estado de Goiás é um processo 100% democrático em que todos os alunos concorrem as vagas da mesma forma. Sendo assim, nem sempre será possível atender a primeira opção do aluno, porém faremos o possível para que o aluno estude na escola de sua primeira opção.
Em locais onde a demanda é muito grande, alguns alunos poderão ser alocados em uma quarta opção, que será a escola mais próxima da primeira opção.
Perguntas e Respostas
Atenção
Toda Unidade Escolar da Rede Estadual é Ponto de Atendimento da Matrícula, ou seja, você poderá obter informações de qualquer escola em qualquer unidade.