O estágio probatório dos professores da rede estadual de educação em Goiás é regido por leis e decretos específicos, com o objetivo de avaliar e garantir a qualidade do desempenho docente. A Comissão Setorial Especial de Avaliação do Desempenho do Professor (CAEDP) desempenha um papel fundamental nesse processo, observando critérios como iniciativa, assiduidade, relacionamento interpessoal, comprometimento com o trabalho e eficiência. Ao longo do ciclo de avaliação, os diferentes atores envolvidos – diretores, coordenadores pedagógicos e professores – cumprem suas atribuições para assegurar a transparência e a imparcialidade nas avaliações, contribuindo para a promoção da excelência no processo.
O documento a seguir explorará as atribuições dos diferentes envolvidos, detalhando o ciclo de avaliação e os requisitos exigidos, fornecendo informações mais detalhadas sobre os passos do processo.
Cronograma de Avaliação

 

Período a ser avaliado: 01/10/2023 A 31/03/2024

 

Conferência da situação dos servidores e da composição das comissões – Data limite: 15/04/2024

 
Avaliação servidor e chefia imediata – 3 dias úteis – 02/05/2024 a 06/05/2024

 
Comissão de avaliação especial de desempenho – 10 dias úteis – 07/05/2024 a 20/05/2024

 
Prazo para ciência do servidor – 5 dias úteis – 21/05/2024 a 28/05/2024

 
Solicitação de reconsideração da avaliação – 10 dias úteis – 29/05/2024 a 12/06/2024

 
Encaminhamento da reconsideração da avaliação à comissão de recurso – 5 dias úteis – 29/05/2024 a 12/06/2024

 
Julgamento do recurso pela comissão de recursos – 5 dias úteis – 29/05/2024 a 12/06/2024

 
Conferência da lista de servidores em estágio probatório

 

  • Verificar o cumprimento de pelo menos 90 dias de efetivo exercício entre os dias 01/10/2023 – 31/03/2024.
  • Conferir e atualizar as informações relativas à unidade de lotação.
  • Conferir e atualizar as informações relativas à chefia imediata e sua lotação.
  • Verificar o acesso dos servidores, das chefias e dos membros das comissões ao Portal de Avaliação do Servidor – PAV.
  • Informar e justificar por meio do processo enviado via SEI até a data limite 15/04/2024 quais servidores deverão ser incluídos ou restritos no Portal de Avaliação do Servidor – PAV.
Conferência das portarias de composição das comissões avaliadoras

 

  • Conferir a composição da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho – CAED.
  • Conferir a composição da Comissão de Recursos – COREC.
    • Caso necessite de alteração nas comissões, solicitar nova portaria de composição e informar no processo SEI até a data limite 15/04/2024.
  • As comissões serão compostas de, no mínimo, 3 (três) servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo e estáveis, com seus respectivos suplentes, todos com nível de escolaridade igual ou superior ao exigido para o ingresso no cargo de provimento efetivo ocupado pelo servidor em estágio probatório.
Como realizar a avaliação dos servidores

 

  1. Acesse o PAV – Portal de avaliação do servidor em: https://pav.sistemas.go.gov.br/
  2. No canto superior esquerdo, clique em AVALIAÇÃO e selecione SERVIDOR (para autoavaliação) ou CHEFE IMEDIATO (para avaliar o servidor):
  3. Selecione ”TIPO” > ”PROBATÓRIO PROFESSOR.” Em seguida clique em “Filtrar”:
  4. Selecione ”SITUAÇÕES” > ”NÃO INICIADO” em seguida clique em “Filtrar”:
     
  5. Selecione o SERVIDOR para ser avaliado; Realize a aferição dos REQUISITOS; Preencha as JUSTIFICATIVAS E EVIDÊNCIAS.
  6. Confirme o envio clicando em “Enviar Avaliação”.
Ciência da avaliação (Servidor)
 
  1. Acesse o PAV – Portal de avaliação do servidor em: https://pav.sistemas.go.gov.br/
  2. No canto superior esquerdo, clique em AVALIAÇÃO e selecione SERVIDOR.
  3. Selecione ”TIPO” > ”PROBATÓRIO PROFESSOR.” e clique em “FILTRAR”.
  4. Leia e confirme a nota:
 
Como realizar a avaliação CAEDP

 

  1. Acesse o PAV – Portal de avaliação do servidor em: https://pav.sistemas.go.gov.br/
  2. No canto superior esquerdo, selecione > COMISSÃO > AVALIAÇÃO.
  3. Selecione TIPO > PROBATÓRIO PROFESSOR.
  4. Selecione NÃO INICIADO em Situações. Em seguida, clique em Filtrar.
  5. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.
  6. Selecione o SERVIDOR para ser avaliado; Afira os REQUISITOS; Preencha as JUSTIFICATIVAS e EVIDÊNCIAS.
  7. Caso tenha terminado a avaliação, preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.
  8. Após a validação clique em salvar assinatura.

    * Se os membros da Comissão estão realizando a avaliação presencialmente, solicite que coloquem as senhas e salvem as assinaturas.
    * Se a reunião entre os membros da Comissão for realizada por meio remoto, solicite que entrem no Portal de Avaliação do Servidor/PAV para colocar as senhas e salvar as assinaturas.
     
  9. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.
  10. Se você for MEMBRO, SELECIONE O SERVIDOR e Realize a leitura completa da avaliação e ao final, preencha o campo se concorda ou não com o relator.
  11. Caso concorde com a avaliação do relator, preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.
  12. Após a validação clique em salvar assinatura.
Como realizar a reconsideração CAEDP

 

  1. No canto superior esquerdo, selecione COMISSÃO > RECONSIDERAÇÃO CAED.
  2. Selecione Tipo > PROBATÓRIO PROFESSOR.
  3. Selecione NÃO INICIADO em Situações. Em seguida, clique em Filtrar.
  4. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.
  5. Se você for o RELATOR, selecione o servidor e realize a aferição dos REQUISITOS com os membros da CAED com as devidas justificativas.
  6. Caso tenha terminado a avaliação, preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.
  7. Após a validação, clique em Salvar Assinatura.
    • Se os membros da Comissão estão realizando a avaliação presencialmente, solicite que coloquem as senhas e salvem as assinaturas.
    • Se a reunião entre os membros da Comissão for realizada por meio remoto, solicite que entrem no Portal de Avaliação do Servidor/PAV para colocar as senhas e salvar as assinaturas.
       
  8. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.
  9. SELECIONE O SERVIDOR e realize a leitura completa da avaliação e ao final, preencha o campo se ”concorda ou não com o relator”.
  10. Caso concorde com a avaliação do relator, preencha sua assinatura no botão VALIDAR.
  11. Após a validação, clique em Salvar Assinatura.
Como realizar a avaliação do recurso
 
  1. No canto superior esquerdo, selecione COMISSÃO > RECURSO COREC.
  2. Selecione TIPO > PROBATÓRIO ADMINIST.
  3. Selecione NÃO INICIADO em Situações em seguida, clique em Filtrar.
  4. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.
  5. Selecione o SERVIDOR para ser avaliado; Afira os REQUISITOS; Preencha as JUSTIFICATIVAS E EVIDÊNCIAS.
  6. Caso tenha terminado a avaliação preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.
  7. Após realizar a validação, clique em Salvar Assinatura.
    * Se os membros da Comissão estão realizando a avaliação presencialmente, solicite que coloquem as senhas e salvem as assinaturas.
    *Se a reunião entre os membros da Comissão for realizada por meio remoto, solicite que entrem no Portal de Avaliação do Servidor/PAV para colocar as senhas e salvar as assinaturas.
  8. A coluna “RELATOR” indicará se você é ou não relator daquela avaliação.
  9. Selecione o servidor, realize a leitura completa da avaliação e ao final, preencha o campo se ”concorda ou não com o relator”.
  10. Caso concorde com a avaliação do relator preencha sua assinatura e clique no botão VALIDAR.
  11. Após a validação, clique em Salvar Assinatura.