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Introdução
Especificações Técnicas
Cuidados com o Chromebook
Responsabilidade sobre os equipamentos
Garantia e Suporte - Positivo
Localizar o número de Série
Sobre o Patrimônio
Distribuição dos Equipamentos
Preparando o Espaço Físico na CRE
Distribuição para as UEs
Distribuição para Alunos
Rejeição ao Equipamento
Aprovisionamento de Dispositivo
Devolução dos Termos
Diferença de n.º de equipamentos X n.º de alunos
Contas e acessos dos Alunos
Portaria n.º 3907/2022 - SEDUC
Portaria nº 4449/2022 - SEDUC
Introdução

O Governo de Goiás, através da Secretaria da Educação adquiriu 48.723  Chromebooks beneficiando alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de período parcial do Programa “Ser Digital é Fundamental“.

 

Mas afinal o que é um Chromebook?

Um Chromebook é um notebook que roda o Chrome OS, o sistema operacional do Google para computadores.

De certa forma, é o mesmo que o Android em celulares: os fabricantes fornecem o hardware dos notebooks, e o Google, o sistema, no nosso caso adquirimos o Chromebook Positivo N2212 2 em 1, fabricado pela empresa Positivo.

A ideia original do Chromebook foi de oferecer notebooks sempre conectados à internet, principalmente para estudantes e usuários que desejam editar documentos e acessar redes sociais, mas que acham um tablet muito limitado. O Chromebook é uma excelente alternativa a um tablet graças à presença do teclado que permite uma maior desenvoltura na hora de estudar, ou trabalhar.

 

Qual a diferença entre um Chromebook e um notebook?

Basicamente, um Chromebook não pode rodar aplicativos tradicionais de desktop, além dos nativos ou do Android, quase como um smartphone.

Os Chromebooks tendem a ser menores, mais simples, mais leves que um notebook. O modelo adquirido pela Seduc possui  processadores Intel Celeron N4020, com 32GB de memória interna e 4GB de RAM, o suficiente para os trabalhos propostos.

Trata-se de um equipamento 2 em 1, que pode ser usado tanto como notebook ou como tablet e possui tela touchscreen dando maior flexibilidade ao usuário.

 

E para que serve um Chromebook?

O Chromebook é bom para estudar, assistir aulas online, ver vídeos, fazer trabalhos escolares, acessar os aplicativos educacionais do Google, se entreter, trabalhar com tarefas como edição de textos, planilhas, apresentações e vários outros aplicativos para Android.

Apesar de parecer uma configuração básica, ele é mais que suficiente pois todas as operações são feitas de forma online, ficando o hardware apenas para favorecer esta conexão.

Mesmo que você não tenha conexão de internet o tempo inteiro é possível utilizar o Chromebook.

 

Veja o que você pode fazer offline:

 

  1. Checar e-mails: Mesmo sem internet, você pode ler, responder e pesquisar as mensagens do Gmail. Depois, quando você estiver online, o sistema vai sincronizar tudo e atualizar as edições e envios;
  2. Assistir filmes e ouvir músicas: Você também pode assistir filmes do Google Play offline e ouvir música no Google Play Música ou YouTube Music. Para tanto, é preciso comprar as mídias e fazer download;
  3. Escrever, ler e editar: Com o Chromebook sem internet, você poderá escrever, ler e editar anotações com o Google Keep. O sistema salvará tudo automaticamente e as alterações serão sincronizadas na próxima vez que você estiver online.
  4. Usar o Google Drive: O Google Drive é a plataforma de armazenamento em nuvem gratuita do Google. Nela você pode criar e editar documentos por meio do Google Docs, criar planilhas com o Google Sheets e apresentações com o Google Slides.

Ou seja, alunos e professores estão diante de uma valiosa ferramenta para estudar e lecionar.

Especificações Técnicas

POSITIVO CHROMEBOOK N2212:

É ideal para o ambiente escolar, sendo projeto com sistema operacional Google Chrome OS, Processadores Intel® e muito mais. Equipamento integrante da nova geração de Chromebooks da Positivo Tecnologia, modelo conversível sendo ideal para alfabetização de alunos, no modo tablet indicado para as crianças ou no modo notebook para a construção de conteúdos.
 
Desenvolvido para ser mais leve, intuitivo e permitir a colaboração entre a turma toda. Além de apresentar bateria com autonomia de 12 horas para o seu uso durante o dia, sem a necessidade de recarga. Boot em poucos segundos, otimizando o tempo em sala de aula e ainda, livre de vírus com atualizações garantidas pelo próprio Google, durante o período de cinco anos.
 
  • Processadores Intel® Celeron® N4020

  • Tela LCD de 11,6” alta definição HD, antirreflexiva, tecnologia LED e Touchscreen

  • Armazenamento eMMC 16GB / 32GB

  • Memória 4GB 2400MHz

  • Chrome OS™ em PT-BR

  • Conectividade Wi-Fi e Bluetooth™

  • USB 3.0, USB-C, fone de ouvido, microfones, alto-falantes e áudio de alta definição

  • Proteção IP41, resistência a quedas de 1m, dobradiças reforçadas e alça para carregamento

  • Chip de Criptografia H1 e Abertura para trava Kensington

     

Cuidados com o Chromebook

SOBRE O USO:

 

•Não use o computador em pisos aquecidos, almofadas elétricas ou sobre camas, cobertores ou travesseiros que possam bloquear a ventilação do computador. Uma ventoinha e/ou entrada de ar bloqueada, poderá superaquecer o computador, causando explosões, incêndios, queimaduras ou mau funcionamento do computador.

•Não use o computador em locais quentes ou úmidos, tais como banheiro, sauna, ou dentro de um carro durante o verão.

•Sempre que for utilizar seu Chromebook, abra o LCD segurando no meio dele e nunca pelas bordas, assim não terá problemas de “torção” no LCD danificando a tela.


 

ARMAZENAMENTO E LIMPEZA:

 

• Armazene adequadamente o CHROMEBOOK, protegendo ‐ o de queda e riscos.

• Não armazene o computador em um espaço confinado, tal como uma bolsa para computador, enquanto estiver funcionando. Ao fazê-lo poderá resultar em incêndio. Desligue totalmente o computador antes de o colocar em um espaço confinado.

• Não guarde o dispositivo próximo a aquecedores, micro-ondas, equipamentos de cozinha quentes ou recipientes de alta pressão:

-A bateria poderá vazar.
-O aparelho poderá superaquecer e causar um incêndio.

• Não aplique pressão ao LCD DO CHROMEBOOK ou não coloque objeto sobre ele;

• O armazenamento deve ser com uma carga de bateria com no mínimo 80%, completamente desligado;

• Proteja‐o da incidência direta de luz do sol;

• Não o exponha a líquidos, chuva ou umidade;

• Não o exponha à interferência de campos magnéticos;

• Não deve ser utilizado em temperaturas inferior a 5ºC ou superior a 40ºC.

• Para limpeza do CHROMEBOOK e a tela, deve-se usar SOMENTE um pano macio, levemente umedecido com água.

 

NÃO DEVE-SE USAR NENHUM PRODUTO QUÍMICO NA LIMPEZA DO CHROMEBOOK.


 

SEGURANÇA:

 

• Não conecte seu equipamento em tomadas danificadas ou corroídas.
• Certifique-se de que a tomada esteja próxima do equipamento para que a conexão não cause danos ao cabo, fonte ou riscos ao dispositivo. Conecte-o e desconecte-o cuidadosamente.
• Certifique-se de que corrente (amperes) e tensão (volts) sejam compatíveis com a especificação da fonte de alimentação do seu produto.
• Carregador pode esquentar quando em uso. Certifique‐se que ele não seja coberto por quaisquer materiais e mantenha‐o afastado do seu corpo.
• O uso de Fontes de alimentação diferentes do original do produto pode causar danos ao seu CHROMEBOOK
• Manuseie o cabo de alimentação com cuidado.
• Não toque com as mãos molhadas.
• Não use um cabo de alimentação danificado.
• Não sobrecarregue uma tomada com várias saídas nem um cabo de extensão com voltagem/corrente acima do especificado.
• Conecte o cabo de alimentação firmemente no adaptador CA, uma conexão incorreta pode resultar em incêndio.
• Desconecte o cabo de alimentação com cuidado e não dando um “puxão”.
• Use o adaptador ou cabo aprovado incluído na caixa do produto. Se você utilizar um cabo ou adaptador não aprovado, danos ou mau funcionamento poderão ocorrer ao computador.


 

CUIDADOS:

 

•Risco de explosão se a bateria for substituída por tipo incompatível ou de maneira incorreta.
•Não desmonte seu equipamento.
•Descarte a bateria de acordo com regulamentação local.
•Use apenas tomadas elétricas ou cabos de extensão corretamente aterrados. Tomadas elétricas ou cabos de extensão sem aterramento podem causar choque elétrico. Todas as conexões a tomadas elétricas ou cabos de extensões sem aterramento podem produzir campos elétricos a partir de uma fuga.
•Se água ou outras substâncias entrarem no produto, desconecte o cabo de alimentação. Uma falha ao fazer isso pode resultar em choque elétrico ou fogo devido ao mau funcionamento da parte interna.
•Não deixe o pó se acumular no cabo de alimentação ou na tomada elétrica. Limpe com frequência o pó do cabo de alimentação e da tomada elétrica com um pano seco. Caso contrário, choques elétricos ou incêndios poderão ocorrer.
•Não dobre ou danifique o cabo de alimentação ou o adaptador CA com objetos afiados ou pesados. Um cabo danificado pode provocar choques elétricos ou incêndios.
•Mantenha a bateria, o adaptador CA e o cabo de alimentação longe de bebês, crianças e animais de estimação. Caso contrário, choques elétricos ou danos poderão ocorrer.
•Se o computador ou a bateria do computador vazar, emitir odores estranhos, ou inchar, pare imediatamente de usá-lo, desconecte a alimentação e entre em contato com o suporte Positivo. Não fazê-lo poderá resultar em explosão ou incêndio.

Responsabilidade sobre os equipamentos

Quando falamos de responsabilidades sobre os equipamentos, os termos são claros para cada ator envolvido.

Mas existem situações em que fogem de nossa alçada e nesta hora é importante acionar os meios legais para não perder o controle.

Os Chromebooks entregues aos alunos terão de ser devolvidos no final de todo ano letivo, em uma data estipulada pela escola ou na situação que o aluno for transferido, o responsável/aluno deverá assinar duas vias do termo de devolução do equipamento (um fica na escola e o outro com o responsável/aluno).

O chromebook pertence ao patrimônio da Unidade escolar – SEDUC GO, de uso e responsabilidade do aluno durante o período letivo.


 

Vejamos abaixo alguns casos que podem ocorrer:

 

1.  Aluno/Mediador não entrega o equipamento após o período

Os chromebooks são disponibilizados aos alunos/mediadores em forma de empréstimo para que possam utilizar do mesmo no período determinado por cada programa, ou enquanto forem alunos/mediadores na Rede Estadual de Educação de Goiás.

Caso o aluno chegue no final do período/ano letivo ou seja transferido/evadido e não entregar o equipamento conforme combinado, a UE tentará entrar em contato com o aluno/responsável informando um prazo máximo para que a entrega seja realizada.

Caso a UE não consiga realizar o contato, ou não houver a devolução no prazo estipulado, o diretor da unidade escolar deverá comunicar o fato à CRE, em até 3 (três) dias úteis após o encerramento dos prazos de devolução, com o nome do aluno, dos pais ou responsáveis, o número de série do equipamento, o BO e a cópia do Termo de Entrega, para comprovação de que o aluno recebeu o equipamento. Feito isso, a CRE encaminhará uma planilha de ocorrência, informando a listagem completa dos alunos que não cumpriram o procedimento de devolução, acompanhada do respectivo Boletim de Ocorrência – BO, à Superintendência de Tecnologia, desta Pasta, via e-mail (atendimento@seduc.go.gov.br) ou via SAC (sac.educacao.go.gov.br), para que realize o trabalho de rastrear o equipamento, na tentativa de recuperação do bem.

A CRE deverá encaminhar um ofício, informando a listagem completa por escola, dos alunos que não cumpriram o procedimento de devolução, à Procuradoria Setorial deste Órgão, que comunicará o fato ao Ministério Público do Estado de Goiás, nos termos do art. 168 do Código Penal, conforme Portaria nº 4449/2022 – SEDUC.

2. Se o equipamento for extraviado


Caso o aluno/mediador for alvo de roubo ou furto do equipamento, o mesmo deverá abrir um boletim de ocorrência (https://bo.ssp.go.gov.br/) e levar uma cópia até a unidade de ensino que irá acionar a CRE.

Se o roubo/furto ocorrer ainda em posse da UE ou da CRE, o BO – boletim de ocorrência deve ser feito na instância em que se encontra o equipamento, conforme Portaria nº 4449/2022 – SEDUC.

Nos dois casos mencionados acima, a CRE deverá enviar por e-mail atendimento@seduc.go.gov.br, com a  Planilha de Ocorrência no final de cada semestre, informando os dados e anexar cópia dos Boletins de Ocorrências. Isso é de suma importância para a verificação da defasagem/déficit dos Chromebooks nas CREs.

 

3. Situação de Conserto do equipamento por mau uso:

 

Sendo verificado pela escola, CRE e/ou garantia Positivo, que o Chromebook apresentou defeito por “mau uso por parte do aluno”, a Coordenação Regional – CRE deverá entrar em contato com o suporte Positivo através do telefone: 0800 – 644 – 6591

Os técnicos da Positivo vão avaliar e será gerado um orçamento para o reparo pois a garantia só cobre defeito de fabricação.

A CRE deverá notificar o responsável sobre o valor do reparo repassado pela Positivo. Caso o equipamento não tenha reparo, repassar o valor integral de um novo equipamento.

Todos as informações e procedimentos sobre acionar a Positivo no caso de defeito por mau uso, está disponível na aba MAU USO – SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO.

4. Aluno/Mediador não entrega o equipamento se for danificado (mau uso):

O aluno deverá devolver o equipamento quando danificado, independentemente do tipo do dano, para que a CRE acione a garantia, a fim de que seja devidamente avaliado e estabelecido o valor da manutenção a ser repassado ao aluno, pais ou responsáveis.

Se o responsável não se disponibilizar o ressarcimento do valor do reparo/aparelho, conforme Portaria nº 4449/2022, A CRE deverá encaminhar Ofício à Procuradoria Setorial da Secretaria de Estado da Educação informando os casos de alunos que não cumpriram com o procedimento de devolução, acompanhado de uma justificativa do aluno, pais ou responsáveis, informando os motivos do não pagamento.

A Procuradoria Setorial irá instruir sobre o procedimento correto, pois como já foi informado, a responsabilidade de entrar em contato com o aluno/responsável, informar o orçamento e tentar viabilizar o ressarcimento do bem público, é dos Gestores escolares.


 

Qualquer outra situação deverá ser analisada a necessidade do acionamento dos meios legais, para isto a escola ou a CRE poderá solicitar orientações à SITI ou a Gerência de Patrimônio para ver quais os melhores caminhos para resolver a situação.

Garantia e Suporte - Positivo

1. Alunos e Mediadores

Ao apresentar algum problema, o aluno/mediador deverá levar o equipamento até a unidade de ensino, deverá descrever o problema do equipamento e assinar um termo de devolução do equipamento.

A partir deste momento, deverá aguardar um parecer da escola que poderá lhe entregar um novo equipamento ou o mesmo já consertado.



 2. Unidades de Ensino – UE

Ao receber o equipamento do aluno, deverá fazer uma rápida vistoria sobre o estado do equipamento, perguntar ao aluno/mediador sobre o problema que ele apresenta.

Colher assinatura em duas vias do termo de devolução do aluno/mediador, deixar uma cópia com o aluno/mediador a outra cópia e armazenar até que receba o parecer da CRE.


a. Se a CRE, resolver remotamente com a empresa, o aluno/mediador receberá a mesma máquina novamente, bastando a escola desconsiderar o termo de devolução ao devolver.

b. Se a empresa prestadora do serviço tiver que recolher a máquina, é necessário aguardar o parecer da Garantia referente a manutenção do aparelho.



3. Coordenação Regional de Ensino – CRE

Ao receber o(s) equipamento(s) da escola, a CRE deverá fazer uma rápida vistoria para verificar o estado do equipamento, pegar as informações dos problemas apresentados para a escola e juntar as informações para abertura de um chamado junto a Positivo.



4. Equipamentos:
(somente a Regional pode acionar)

  • Chromebook 9º ano:
    • Garantia on-site* de 36 meses, sendo de 18 meses para a bateria.

Os canais para acionamento de suporte técnico em relação ao equipamento são:

E-mail: positivo.alfa@positivo.com.br

Telefone: 0800 – 644 – 6591



Para a abertura dos chamados técnicos, são obrigatórias às seguintes informações:

  • Número de Série do equipamento Positivo;
  • Defeito apresentado detalhado;
  • Endereço completo onde se encontra o equipamento (informações como: rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP, andar, bloco, sala, setor);
  • Nome da pessoa de contato;
  • Telefone de contato (com DDD e ramal, quando for o caso);
  • Horário de expediente do órgão.

*On Site é o atendimento no local onde encontra-se o equipamento.

Localizar o número de Série

Como informado na aba “Garantia e Suporte”, para acionar a garantia do Chromebook faz-se necessário algumas informações e exigências do fabricante. Uma das informações solicitadas, será o número de série do equipamento.

 

O número de série do Chromebook pode ser encontrado na caixa do equipamento e/ou no próprio equipamento, mas se por algum motivo não for possível localizar esse número, vamos te mostrar como é possível ter acesso a ele.

 

Como conseguir o número de Série não localizado?

Para consultar o número de número de série do Chromebook, abra o equipamento e ligue-o normalmente, assim que aparecer a tela de desbloqueio, pressione ALT + V ao mesmo tempo. Desse modo, irá aparecer no canto superior direto da tela o número de série do equipamento. O número de série será sempre a última sequência de números que aparece, e virá depois das letras SN. 

Sobre o Patrimônio

O Chromebook é patrimoniado na Unidade Escolar, porém somente a CRE da respectiva UE poderá realizar as movimentações patrimoniais de acordo com a necessidade das outras unidades.

 

 

Distribuição dos Equipamentos

Os Chromesbooks foram adquiridos para atender alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.

 

A distribuição do Chromebook deve ser planejada e muito bem controlada. Existem vários atores neste processo, vamos entender a função de cada um:

 

  • SITI – Superintendência de Tecnologia: Responsável pela aquisição, controle e orientações sobre os equipamentos.
  • GPAT – Gerência de Patrimônio: Responsável pela distribuição dos equipamentos as regionais de ensino.
  • CRE – Coordenação Regional: Responsável pela distribuição dos equipamentos às unidades escolares, controle de termos de entrega e devolução e pelo acionamento da garantia junto ao servidor.
  • UE – Unidade Escolar: Responsável pela distribuição aos alunos e professores, controle de termos de entrega e devolução e pela mediação de assistência técnica entre aluno/professor e CRE.
  • Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de Período Parcial: Beneficiário do Chromebook responsável por: zelar pelo equipamento durante o período em que estiver em sua posse; levar o equipamento até a unidade escolar caso seja necessário manutenção; registrar boletim de ocorrência em caso de roubo e levar o boletim até a unidade de ensino; devolver o equipamento na unidade de ensino no fim do 9º Ano ou a qualquer momento caso deixe de frequentar à unidade escolar.

Público Alvo 

 

O projeto contempla alunos do 9º Ano do ensino fundamental de período parcial, ou seja, o período integral não será contemplado. Entretanto, é necessário seguir algumas regras  obrigatórias para que as entregas dos Chromebooks sejam realizadas nas escolas.  

Para receber os equipamentos à CRE deverá:

 

  1. Preparar o espaço físico para recebimento e armazenamento temporário dos equipamentos;
  2. Elaborar uma logística de entrega dos equipamentos às unidades escolares.
  3. Elaborar um controle de entrega e recolhimento de termos de aquisição.
  4. Realizar divulgação entre as escolas que receberão os equipamentos.

 Veja mais detalhes nas próximas abas laterais.

Preparando o Espaço Físico na CRE

A CRE deverá levar em conta a quantidade de chromebooks que estará recebendo e a segurança do local. Cada caixa do equipamento possui:

 

·         35 cm de comprimento;

·         28 cm de largura;

·         8,5 cm de altura.

 

Ao receber os equipamentos, verifique se as caixas estão lacradas e intactas. Qualquer problema deverá ser verificado no ato da entrega e reportado no mesmo momento a equipe de logística. A partir do recebimento dos equipamentos, a responsabilidade dos mesmos passa a ser da CRE.

Distribuição para as UEs

De posse ao plano de logística, elaborado pela própria CRE, ela deverá realizar a entrega às unidades escolares e entregar os termos impressos as mesmas. A CRE deverá orientar às unidades escolares sobre armazenamento dos equipamentos, a distribuição aos alunos e professores, respeitando às orientações já repassadas.

Toda entrega deverá ser feita mediante os termos de aquisição, que deverão ser impressos e entregue às unidades escolares.

 

Existem três tipos de termos de entrega:

 

  1. Termo de entrega dos gestores escolares:

Este termo é o termo que comprava o recebimento dos equipamentos pela escola e deve ser assinado pelo diretor. O termo contém o nome da Escola, descrição de todos os equipamentos que estão sendo entregues com: número de tombamento, descrição, localização, marca, número da nota fiscal, espécie e valor de cada bem.

O termo deverá ser assinado e carimbado pelo gestor da escola.

O termo descreve todas as responsabilidades e cuidados que a escola deverá ter com os equipamentos que estão sendo recebidos.

 

  1. Termo de entrega do aluno :

Este termo é o termo que comprova o recebimento do Chromebook pelo aluno. O termo contém: Matrícula aluno; nome da escola; série; cidade; regional; nº de série do equipamento; nome do responsável pelo aluno e CPF do responsável pelo aluno.

Alguns campos já vão preenchidos, outros é preciso preencher, mas nenhum campo poderá ficar vazio. Quando o aluno for maior de 18 anos, ele mesmo será o responsável por ele.

Neste termo também está descrito todas as responsabilidades e regras para o uso do equipamento, bem como as orientações de devolução.

O termo deve ser assinado no ato da entrega do equipamento, ou seja, o responsável pelo aluno (no caso dos menores) devem assinar o termo. E a escola tem o prazo máximo de 7 dias para devolver os termos assinados à CRE que consecutivamente irá digitalizar e encaminhar o arquivo para a SITI através do e-mail atendimento@seduc.go.gov.br.

 

Modelo do Termo de Entrega

3. Termo de Devolução do Aluno:

Este é o termo que comprova a devolução do Chromebook pelo aluno ou mediador à escola. O mesmo deverá ser preenchido com: Nome e Matrícula do aluno, nome da escola, cidade, regional, número de série do equipamento; nome e CPF do responsável pelo aluno e a justificativa da devolução, exemplos: Transferência do aluno, Encerramento do ano letivo e/ou outros.

A escola ao receber o equipamento do aluno, deverá fazer uma rápida vistoria sobre o estado do mesmo, coletar a assinatura em duas vias do termo de devolução, disponibilizar uma via com o aluno/mediador e a outra deverá ser arquivada na escola.

 

 Modelo do Termo de Devolução do Aluno

Distribuição para Alunos

Assim como a CRE, as unidades escolares também deverão elaborar um plano de distribuição.

 

A escola deve ter o cuidado de que o termo de recebimento deverá ser assinado pelo responsável pelo aluno, o mais viável é que o mesmo vá até à unidade de ensino retirar o equipamento.

 

A escola também deverá realizar reuniões pedagógicas explicando o termo de responsabilidade assinado, reforçando sobre o uso correto e responsável do Chromebook, valores em caso de reposição e armazenamento correto do material.

 

Quaisquer danos ou avarias identificadas no Chromebook durante o período de empréstimo serão de responsabilidade do aluno e devem ser comunicados, de imediato, à Unidade Escolar.

 

O aluno que devolver o aparelho ou a fonte de recarga em mau estado de conservação e funcionamento será formalmente advertido.

Rejeição ao Equipamento

Pode haver casos em que o aluno não queira receber o equipamento, seja porque já possui outro equipamento ou por qualquer outro motivo.

 

Nestes casos, aconselhamos que os equipamentos sejam devolvidos a CRE, mediante movimentação patrimonial, para que, posteriormente, possam ser remanejados conforme a necessidade e aval da SITI.

Aprovisionamento de Dispositivo

O aprovisionamento de dispositivos nada mais é do que o registro do equipamento junto ao domínio da SEDUC (@educa.go.gov.br).

  1. Ligue o dispositivo e siga às instruções até ver a tela de login. Não faça login ainda. Se a tela de inscrição for exibida, em vez da de login, vá para a etapa 4.

  2. Se você estiver inscrevendo um tablet Chromebook, toque em E-mail ou telefone. Em seguida, toque em Mais Mais e Alterar para layout completo para abrir o teclado na tela.

  3. Escolha uma opção para ver a tela de inscrição:

    • Pressione Ctrl+Alt+E.

    • Clique em Mais opções e Registro da empresa (não disponível em tablets Chromebook).

  4. Insira o nome de usuário e a senha do e-mail educacional.

  5. Quando você receber uma mensagem de confirmação da inscrição do dispositivo, clique em Concluído.

Agora os usuários podem fazer login e começar a utilizar os dispositivos.

Devolução dos Termos

Os termos de entrega do aluno/mediador devem ser assinados no ato da entrega do equipamento, ou seja, o responsável pelo aluno (no caso dos menores) devem assinar o termo.

E a escola deverá digitalizar os termos assinados e encaminhá-los à CRE que, consecutivamente, irá agrupar os termos de todas as escolas contempladas e enviá-los para a SITI através do e-mail atendimento@seduc.go.gov.br.

Ao encaminhar o e-mail com os termos, anexar também a planilha de justificativa preenchida.

Diferença de n.º de equipamentos X n.º de alunos

A quantidade de equipamentos foi disponibilizada mediante informações de alunos frequentes em cada UE – Unidade Escolar  (Goiás360) no momento da aquisição das máquinas.

 

1ª Situação:
Se, no momento da distribuição dos equipamentos o número de alunos for menor que o número de equipamentos é necessário notificar a CRE do quantitativo que está disponível na escola sem utilização, caso haja necessidade de utilização em outra UE, a CRE solicitará a devolução dos mesmo mediante movimentação patrimonial.

 

2ª Situação:
Se na distribuição dos equipamentos o número de alunos for maior que o número de equipamentos entregues na UE, a mesma entrará em contato com a Coordenação Regional – CRE para que a mesma verifique a possibilidade do remanejamento dos Chromebooks entre as UE da sua CRE – realizando a movimentação patrimonial.

 


 

A CRE é a responsável pelo controle e remanejamento dos aparelhos de uma UE para outra.
Exemplo: Se a escola “A” está faltando 10 aparelhos e a escola “B” tem 10 aparelhos guardados (sem uso), a CRE realiza a movimentação patrimonial de uma escola para outra.

 

Após análise da CRE, e verificado que não tem aparelho disponível para a movimentação, a mesma deverá acionar a SITI via SAC para verificar a possibilidade de encaminhar novas aparelhos. No chamado é necessário informar o quantitativo total e detalhar o quantitativo para cada escola (nome da escola, código do INEP e quantidade).

 

A SITI irá analisar o pedido conforme os alunos frequentes atualmente no Goiás360. Assim que analisado, retornaremos a resposta via SAC com a orientação.

 


 

IMPORTANTE: Não é permitido remanejar ou transferir Chromebook de um projeto para o outro.

Contas e acessos dos Alunos

Saiba como acessar seu Chromebook

 

Para que seja possível o rastreio dos Chromebooks entregues aos alunos, os equipamentos só podem ser acessados via E-mail Educacional.

 

O que é o E-mail Educacional?

 

Trata-se do e-mail criado para alunos e servidores da Seduc, através da parceria com o Google for Education, é o Gmail porém com o domínio @aluno.educa.go.gov.br, @admin.educa.go.gov.br ou @educa.go.gov.br.

 

Onde Conseguir este e-mail?

Alunos devem comparecer à Secretaria de sua unidade escolar para obter o e-mail Educacional.

A lista de e-mails está disponível no Sistema de Gestão Escolar – SIGE em:

 

E-mail alunos:

  • “Lápis Documentos”>>>”Relatórios”>>>”Dados Cadastrais”>>>”Contato dos Alunos”/ Contato dos alunos.

E-mail Servidores:

  • “Lápis Documentos”>>>”Relatórios”>>>”Dados Cadastrais”>>>”Contato dos Alunos”/ Contato dos servidores.

 

Onde obter a senha inicial?

 

A senha inicial já foi disponibiliza às unidades escolares. Caso a escola não tenha recebido, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento para obter as senhas iniciais.

A Central de Atendimento poderá ser contatada através do atendimento eletrônico no link http://teams.educacao.go.gov.br/atendimento (usar o e-mail da escola para acessar o atendimento).

 

O que fazer se perdi a minha senha?

Por se tratar de um domínio de uso restrito à seduc, o Gmail não permite solicitar uma nova senha pelo site.

Por isso é necessário que alunos e professores entrem em contato com a secretaria da unidade escolar e a mesma abra um SAC solicitando uma nova senha.

 

E se o aluno/professor já havia feito login com uma conta diferente do domínio da Seduc?

Ao receber os equipamentos, o aparelho estava desbloqueado, o que permitiu acessar com uma conta pessoal do Gmail. Porém com o bloqueio para acesso apenas com os domínios da Seduc, o Chromebook foi bloqueado.

Nestes casos, basta acessar com a conta do domínio Seduc para que seja feito o aprovisionamento do Chromebook.

 

O que acontece com o que já foi feito na outra conta?

O Chromebook é um equipamento que funciona online, todos os arquivos gerados por ele ficam armazenados em nuvem. Para recuperar os arquivos/trabalhos feitos na conta pessoal, acesse a conta pessoal através do navegador e compartilhe os arquivos com a conta educacional.

Portaria n.º 3907/2022 - SEDUC

A Portaria n.º 3097/2022 – SEDUC, estabelece a responsabilidade pela abertura de chamados de Garantia.



Portaria nº 4449/2022 - SEDUC

Portaria nº 4449/2022 – SEDUC

 

Estabelecer normas para devolução e redistribuição dos aparelhos Chromebooks disponibilizados aos alunos das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Goiás.

 

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O Portal Educa é uma plataforma com conteúdos em diversos formatos, produzidos para servir os usuários dos diversos sistemas informatizados da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

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