Esta ferramenta será utilizada pela unidade escolar para registrar a frequência e a execução de aulas no sistema em situações de ausência do professor. Ela permite que o grupo gestor conduza as atividades planejadas pelo professor ausente, garantindo a continuidade das aulas e a gestão eficaz das atividades educacionais. Com essa funcionalidade, a escola pode assegurar que a frequência dos alunos e o planejamento das aulas sejam devidamente acompanhados e registrados, mesmo na ausência do docente.

 

A partir de agora, iremos mostrar como essa funcionalidade funcionará, assim como as regras de uso.

 

Após realizar o cadastro da ausência do professor em Perfil Escola – Menu Sistema – Operações – Ausência do Professor (caso não se lembre ou tenha dúvidas sobre como cadastrar a Ausência do Professor, acesse o tutorial no Portal Educa clicando no link: Ausência do Professor), utilizaremos a função Diário Complementar para conduzir as atividades planejadas pelo professor ausente.

 

Para realizar o cadastro acesse Menu Sistema – Operações – Diário Complementar. 

 

 

Informe os filtros: Professor, Composição de Ensino, Série, Bimestre, Turno, Disciplina e clique em Listar.

 

 

No campo Professor, o sistema listará apenas os professores ausentes, cadastrados na função Ausência do Professor para o ano letivo ativo.
Após definir os filtros, selecione a turma e clique em Visualizar.

 

 

Ao clicar em Visualizar, o diário do professor será exibido apenas com as abas de Conteúdos e Frequência. O sistema mostrará o calendário no mês em que a ausência do professor foi cadastrada.

 

Selecione a aula do professor (por padrão, o sistema mostrará a 1ª aula e o conteúdo planejado dessa aula) e clique em Executar para executar o conteúdo da turma, ou em Remover para remover o conteúdo executado.

 

 

Em seguida, deverá realizar a frequência informando os alunos presentes ou ausentes. Clique no campo Frequência. O ponto já inserido identifica a presença e virá automaticamente marcado como padrão do sistema. Para informar a ausência de um aluno, clique sobre o ponto, e ele será alterado para “F”.

 

 

Após realizar a execução de Conteúdo e Frequência, clique em Salvar.

 

 

Automaticamente, o dia da aula mudará de azul (Não Cadastrado) para verde (Cadastrado).

 

Todo o conteúdo e frequência executados pela unidade escolar na função Diário Complementar aparecerão automaticamente no diário do professor da turma e nos relatórios relacionados.
Após salvar os registros de Conteúdos e Frequência, o sistema irá registrar e exibir as informações do usuário que realizou o cadastro. São elas:

  • Nome completo do servidor que efetuou o registro.
  • CPF.
  • Função.
  • Data e hora em que o registro foi salvo.
  • Tipo de ação.

Essas informações serão apresentadas na tela, permitindo a visualização do histórico detalhado de alterações.

  • Caso o professor tenha mais de uma aula no dia, deverá usar o filtro e selecionar a outra aula, por exemplo, a 2ª aula. O sistema mostrará o conteúdo planejado para essa aula. A execução de conteúdos deve ocorrer por aula selecionada. Se o professor realizou o planejamento da(s) aula(s), ela(s) estará(ão) disponível(is) para que o servidor que estiver preenchendo o Diário Complementar possa executar o conteúdo.

 

  • Caso o professor não tenha feito o planejamento de aula para esse dia, o servidor que estiver preenchendo o Diário Complementar poderá clicar em Outros Conteúdos, que listará os conteúdos que podem ser ministrados pelo servidor que substituiu o professor ausente no dia. São eles:

    • Utilizou conteúdos do Goiás Tec do mesmo componente curricular;
    • Aplicou conteúdo de outro professor do mesmo componente curricular;
    • Utilizou conteúdo do NetEscola da mesma área de conhecimento;
    • Utilizou conteúdo de outra fonte.

Se a unidade escolar clicar em Executar em qualquer um dos conteúdos disponíveis na parte de Conteúdos Complementares, deverá digitar os detalhes desse planejamento.

 

 

  • Se não houver registros de ausência para o professor, o sistema exibirá a mensagem: “Não há professor com ausência cadastrada”, impedindo, assim, o cadastro no Diário Complementar.

     

  • Caso o servidor selecione um dia que já tenha cadastro de reposição, não será permitido que a unidade escolar execute o conteúdo e registre a frequência dos alunos no dia da ausência do professor. Nessa situação, o sistema emitirá a seguinte mensagem: “Para o dia selecionado, já consta uma reposição cadastrada”. Nesse caso, entende-se que houve a ausência do professor, e a turma(s) realmente ficou sem a aula prevista, por isso a unidade escolar cadastrou a reposição de aula(s) para o professor, garantindo que a aula seja reposta em outra data.

     

  • Assim como no diário do professor, no Diário Complementar não será permitido a execução de conteúdos e o cadastro de frequência para datas futuras.