
Primeiras Recomendações
Acompanhado do funcionário que ficará responsável pelo processo de registro e tendo em mãos o relatório que contém a MATRÍCULA COLETOR, para que se faça o cadastro de alunos, sugerimos que formem uma fila, preferencialmente com metade da sala de cada vez para melhor organização.
O posicionamento do aluno/colaborador em frente ao aparelho deve ser referenciado pelas faixas fixadas no chão. O aluno/colaborador deverá ficar em posição ereta em frente ao equipamento, sem abaixar ou levantar a cabeça, e sem ninguém atrás para não aparecer na foto que será gerada. Por isso é importante que o aluno/colaborador atrás na fila mantenha uma distância mínima de 1m.
IMPORTANTE! As imagens a seguir demonstram como o aluno/colaborador NÃO deve se comportar no momento do cadastro, pois poderá acarretar dificuldades no reconhecimento da face:
Portanto, fique atento e NÃO PERMITA que o aluno tenha os seguintes comportamentos:
# Fazer careta, sorrir, mascar chiclete ou qualquer tipo de mudança de expressão;
# Fechar os olhos ou olhar para outra direção que não seja a do aparelho;
# Abaixar ou levantar a cabeça de modo que comprometa o enquadramento da face.
Demais orientações aos alunos:
# Colocar o cabelo para trás, por detrás da orelha;
# Prender a franja, se for o caso;
# Retirar os óculos.
Manual de Instalação Reconhecimento Facial (Ponto ID)
Como resolver problemas de conexão com a rede
Algumas Unidades Escolares encontram problemas ao trocarem a empresa fornecedora de internet, com isso os equipamentos ficam desconectados.
A fim de solucionar essa situação e realizar as configurações necessárias de conexão com a rede do equipamento Ponto ID, siga os passos a seguir:
Obs.: O usuário tem que estar logado como ‘”administrador”, caso contrário não conseguirá efetuar as mudanças necessárias.
1° Passo: Clique no Menu Principal, que são os seis pontos no canto inferior direito.
2° Passo: No Menu Principal clique em “comunicação”.
3° Passo: Agora clique em TCP/IP.
4° Passo: Nessa janela é possível inserir o IP da rede manualmente (caso seja necessário).
Para que não ocorram mais problemas com a conexão do equipamento, basta selecionar em “DHCP” o ícone “ON/OFF”, deixando-o ativado, assim como na imagem abaixo.
Desta forma a configuração da conexão com a rede será automática, não necessitando configuração posterior.
Veja no vídeo abaixo como realizar esse procedimento:
Onde encontrar os IDs dos alunos?
Os IDs dos alunos foram disponibilizados no SIGE entre com usuário e senha de administrador do sistema e clique no Lápis Documentos depois clique em relatórios depois clique em dados cadastrais e por último contato dos alunos.
Preencha os campos: composição, série, semestre, turno e turma e clique no botão gerar relatório, o sistema exibira o relatório com a lista de alunos e os Ids dos alunos.
Siga os passos a seguir:
Ao iniciar o equipamento, essa é a tela inicial.
Clique no ícone do “Menu Principal”, que são os 6 pontos que ficam do lado direito inferior da tela.
No Menu Principal, para que possa adicionar um usuário, clique na opção “Gerenciamento de usuário”.
A janela “Editar” é a mais importante no cadastro de um usuário no sistema do Reconhecimento Facial, atente-se aos itens à seguir:
ID do usuário: é a matrícula coletor. Para isso clique em cima da opção;
Nome: é possível informar o nome do usuário. Para isso clique em cima da opção, não é um dado obrigatório;
Tipo de usuário: é possível identificar qual perfil do usuário. Alunos e Colaboradores devem ser sempre definidos como Usuário normal.
Modo de verificação: determinam os itens que podem ser cadastrados para fins de verificação e registro. Deve ser mantido o padrão;
Face: é onde se realiza o cadastro da face do aluno. O número 1 indica que há face cadastrada.
Número do cartão: é possível cadastrar cartão de aproximação. Utilizado por exemplo em caso de pessoas anãs ou por cadeirantes.
Após clicar na opção “Face“, surgirá essa tela.
A pessoa que estiver sendo cadastrada deverá executar as ações de acordo com as orientações.
Para salvar, basta clicar na seta de retorno.
Veja no vídeo abaixo, como cadastrar um usuário no Reconhecimento Facial:
Porque os alunos estão fazendo a frequência facial e estão ganhando falta no relatório do SIAP?
Supondo que o aluno está cadastrado no SIGE com o ID 100 e o mesmo aluno foi cadastrado no equipamento de reconhecimento facial com ID 200, por isso o aluno está ganhando falta no SIAP, porque o ID do aluno cadastrado no equipamento de reconhecimento facial está diferente do ID que está no SIGE.
Para corrigir esse problema com id do aluno, é orientado que o responsável pela escola exclua o aluno do aparelho e cadastre novamente o aluno com o mesmo ID do SIGE.
Feito isso ele deve replicar esse cadastro em todos os demais coletores faciais, para fazer isso basta realizar o backup via USB dos dados do aparelho onde o aluno foi cadastrado nos demais coletores faciais.
Como excluir um aluno do equipamento de reconhecimento Facial
O responsável pela escola deverá excluir o aluno do reconhecimento facial quando o aluno sair da escola ou quando for transferido de escola.
No equipamento de reconhecimento facial entre com usuário e senha de administrador e clique na opção Gerenciamento onde tem o ícone de usuário, clique em Todos Usuários, selecione o ID do aluno que deseja excluir e clique em Apagar.
1° Passo:
2° Passo:
3° Passo:
4° passo:
5° Passo:
Feito isso o aluno será apagado do equipamento de reconhecimento facial.
Como excluir todos os usuários do Reconhecimento Facial
Caso seja necessário excluir todos os usuários do sistema de Reconhecimento Facial, siga o vídeo abaixo:
Definindo Usuário como Administrador
Para definir um Usuário como administrador no sistema de Reconhecimento Facial, é bem simples. Siga os passos a seguir:
Na tela de cadastro ou edição de usuário é possível indicar o tipo de usuário.
É recomendado que haja pelo menos 2 usuários-administradores por Unidade Escolar.
Após clicar na opção “Tipo de usuário”, surgirão duas opções: “Usuário normal” e “Administrador”. Aqui poderá ser definido qual o tipo de usuário que necessita. Para salvar basta clicar na seta de retorno.
ATENÇÃO: a pessoa definida como Administrador terá acesso total a todas as funcionalidades do equipamento, podendo alterar configurações, remover usuários, etc.
Backup entre máquinas
O responsável pela escola deverá conectar um Pen Drive no equipamento de reconhecimento facial 1, e entrar com usuário e senha de administrador do sistema.
Clicar na opção Ger. Pen drive selecione a opção baixar, depois clique em baixar usuários, aguarde copiar os usuários para o pen drive, depois clique em voltar e selecione a opção baixar fotos usr, aguarde copiar as fotos dos alunos para o pen drive e depois clique em voltar.
1° Passo:
2° Passo:
3° Passo:
4° Passo:
Retire o Pen Drive do equipamento de reconhecimento facial 1 e conecte em outro aparelho de reconhecimento facial 2, entre com usuário e senha de administrador do sistema. Clicar na opção Ger. Pen drive selecione a opção enviar, depois clique na opção enviar dados usr, aguarde concluir a transferência de usuários clique em voltar, depois selecione a opção enviar foto, aguarde concluir a transferências das fotos.
Pronto o Backup foi concluído com sucesso.
Esse procedimento de backup deve ser feito de um coletor para todos os demais coletores, é muito importante para diminuir as filas nos equipamentos de reconhecimento facial, cadastrando os alunos em vários equipamentos, fazendo com que o aluno não precise decorar o equipamento que ele foi cadastrado para fazer a frequência facial.
Intervalo de Tempo de Transmissão
O responsável pela escola deverá entrar com usuário e senha de administrador e clicar na opção COMN. Selecione a opção configurar servidor de nuvem, clicar na opção Intervalo de transmissão, e deixar o intervalo 0 (Zero) e clicar em OK. Alteração feita com sucesso.
Regras de Envio do SMS
Os alunos têm uma tolerância de 30 minutos para fazer o Reconhecimento Facial, de acordo com o horário da turma da escola. Por exemplo: se a aula começa às 07:00 horas da manhã os alunos tem das 07:00 até as 07:30 para fazer a frequência facial, pois as 07:31 já serão enviados os SMS.
Caso o aluno não compareça a escola ou não registre a frequência no equipamento de Reconhecimento Facial, será enviado um SMS para os pais ou responsáveis para que tenham ciência da ausência do filho a escola. É enviada a seguinte mensagem: “A SEDUC informa que [Aluno] pode não ter registrado sua frequência no dia [Data]. Para mais informações, contate a escola pelo telefone [Telefone]”.
Observação: O envio do SMS só ocorre se a escola tiver 40% de frequência dos alunos na escola.
Cartão de Acesso
As escolas devem encaminhar os termos de entregas dos cartões RFID para as suas respectivas coordenações regional. As coordenações regionais devem anexem os termos de entrega dos cartões RFID no processo 202200006042524. Alguns alunos poderão receber um cartão de acesso para registrar a frequência.
Para cadastrar o cartão, siga os passos abaixo:
- Clique no Menu;
- Clique em Gerenciamento de Usuário;
- Novo Usuário;
- Nº Cartão;
- Aproxime o cartão do aluno para registrar;
- Cadastre os demais dados do Aluno;
- Pronto, o cartão está registrado.
Confira no vídeo abaixo o passo a passo.
Responsabilidades sobre o equipamento
Os equipamentos de reconhecimento facial, instalados nas 143 unidades escolares pertencem ao patrimônio da Unidade Escolar.
Caso algum aluno cometa ato de vandalismo com o equipamento de reconhecimento facial, a escola deverá abrir um boletim de ocorrência ( SSP – GO ) no prazo máximo de quinze dias (15), e pedir apoio à Superintendência de Segurança Escolar para fazerem campanhas educativas e preventivas de combate ao Vandalismo para conscientização dos nossos alunos.
As ocorrências de vandalismo com o equipamento de Reconhecimento Facial devem ser feitas via processo SEI n° 202200006057064.
Mesmo as escolas que já passaram por esse problema devem fazer o registro do BO.
Caso se trate de um dano ao equipamento que tenha prejudicado o seu funcionamento, após abrir o boletim de ocorrência a Escola deverá acionar a CRE informando do problema, a CRE abrirá chamado no SAC acionando a SITI para as demais providências.
Portaria que estabelece as diretrizes de implantação e monitoramento do Projeto Piloto de Reconhecimento Facial para acompanhamento da frequência escolar dos estudantes das instituições educacionais da Rede Estadual de Ensino de Goiás.