Você já sabe que o Alfamais é um programa que fortalece o regime de colaboração entre o Estado e Municípios de modo a garantir a alfabetização de todas as crianças do território goiano. Agora chegou a hora de conhecermos o SIAM(Sistema de Acompanhamento do Programa Alfamais), o sistema informatizado que irá auxiliar os envolvidos no Programa Alfamais a acompanhar e monitorar cada etapa de suas atividades.

 

Este documento é destinado à todos que, de uma forma ou de outra, estão trabalhando neste projeto que irá mudar a história da Educação em Goiás. Todas as informações aqui também estão disponíveis em www.portaleduca.educacao.go.gov.br , além deste documento você também encontrará vídeos-tutoriais sobre cada função do sistema.

 

Um forte abraço e continue a leitura para saber tudo sobre o SIAM.

O SIAM é o Sistema de Acompanhamento do Programa Alfamais Goiás, desenvolvido pela equipe de desenvolvedores da Superintendência de Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás para que seja possível a implementação, execução e acompanhamento do Programa nas esferas da Secretaria Estadual de Educação, Coordenações Regionais, Secretarias Municipais de Educação e Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

 

O sistema foi desenvolvido para atender todos os envolvidos no Programa, desde a gestão da Secretaria Estadual até os professores das escolas municipais. Trata-se de um programa independente, com exceção do cadastro das unidades escolares que são oriundas do SGU – Sistema de Gestão de Unidades. O Programa atende todas as escolas públicas que atendem Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O SIAM possui diversos perfis para que seja possível acompanhar o trabalho de cada ator no sistema. Os acessos são controlados pelo próprio sistema, sendo que cada ator irá se responsabilizar pelo acesso dos atores no qual possui responsabilidade.

 

Abaixo, segue tabela de atores/perfis e suas responsabilidades no sistema.