Você já sabe que o Alfamais é um programa que fortalece o regime de colaboração entre o Estado e Municípios de modo a garantir a alfabetização de todas as crianças do território goiano. Agora chegou a hora de conhecermos o SIAM(Sistema de Acompanhamento do Programa Alfamais), o sistema informatizado que irá auxiliar os envolvidos no Programa Alfamais a acompanhar e monitorar cada etapa de suas atividades.

 

Este documento é destinado à todos que, de uma forma ou de outra, estão trabalhando neste projeto que irá mudar a história da Educação em Goiás. Todas as informações aqui também estão disponíveis em www.portaleduca.educacao.go.gov.br , além deste documento você também encontrará vídeos-tutoriais sobre cada função do sistema.

 

Um forte abraço e continue a leitura para saber tudo sobre o SIAM.

O SIAM é o Sistema de Acompanhamento do Programa Alfamais Goiás, desenvolvido pela equipe de desenvolvedores da Superintendência de Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás para que seja possível a implementação, execução e acompanhamento do Programa nas esferas da Secretaria Estadual de Educação, Coordenações Regionais, Secretarias Municipais de Educação e Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

 

O sistema foi desenvolvido para atender todos os envolvidos no Programa, desde a gestão da Secretaria Estadual até os professores das escolas municipais. Trata-se de um programa independente, com exceção do cadastro das unidades escolares que são oriundas do SGU – Sistema de Gestão de Unidades. O Programa atende todas as escolas públicas que atendem Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O SIAM possui diversos perfis para que seja possível acompanhar o trabalho de cada ator no sistema. Os acessos são controlados pelo próprio sistema, sendo que cada ator irá se responsabilizar pelo acesso dos atores no qual possui responsabilidade.

 

Abaixo, segue tabela de atores/perfis e suas responsabilidades no sistema.

 

 

O SIAM está disponível no endereço www.siam.educacao.go.gov.br, para ter acesso ao sistema, será necessário estar cadastrado no mesmo, conforme a planilha de atores visto acima neste manual. O usuário será sempre o CPF do servidor e a senha será enviada para o e-mail cadastrado.

 

De posse do usuário e senha, basta acessar o endereço acima e logar no sistema.

 


 

Caso tenha esquecido a senha, basta clicar no item “Esqueci a senha” e o sistema irá enviar a nova senha para o e-mail cadastrado. O e-mail remetente da nova senha é o no-reply@seduc.go.gov.br , caso o e-mail não chegue na caixa de entrada, procure na lixeira ou na caixa de spam. Aconselhamos a colocar o remetente em seus contatos confiáveis.

Como todo sistema informatizado, faz-se necessário o cadastro inicial das informações para que seja possível a sua utilização.

Existe uma ordem de cadastro que precisa ser respeitada, pois os cadastros possuem pré-requisitos para que possam funcionar.


 

Cadastro e acesso dos Atores

 

Como vimos na tabela anterior, cada ator possui um perfil diferenciado que corresponde as suas atividades no sistema. E o cadastro dos atores ficou sob responsabilidade dos atores que controlam o perfil abaixo, sendo assim, o cadastro é feito conforme a imagem abaixo:

 


 

Cadastro da Unidade de Ensino (UE)

 

O cadastro da escola é de responsabilidade do Secretário Municipal.

A princípio, todas as escolas que possuem cadastro no INEP (MEC), estará disponível no sistema. Porém, caso ocorra de uma UE não ser encontrada, deverá ser cadastrada no Sistema de Gestão de Unidades (SGU) da Secretaria de Estado da Educação.

Existem duas formas para solicitar o cadastro da UE no SGU:

 

  • Cadastro de UE para municípios que utilizam o SIGE: se o município utiliza o SIGE, ele deverá solicitar o cadastro da UE via formulário. Este formulário está disponível ao responsável pelo SIGE no município.

  • Cadastro de UE para municípios sem SIGE: caso o município não utilize o SIGE, deverá fazer a solicitação do cadastro para o Articulador Estadual, que abrirá um chamado via SAC solicitando o cadastro. Na solicitação, deverá ser anexado o formulário de cadastro do SGU disponível em  https://portaleduca.educacao.go.gov.br/suporte_ti/documentos-importantes


 

Cadastro de turmas

 

O cadastro das turmas é de responsabilidade do diretor UE. O cadastro é feito no SIAM, no menu ESCOLAS>CADASTRAR TURMAS.
Para o cadastro, será necessário informar: Código da turma, Nome da turma, Nível de Ensino, Série, turno, se é multisseriada e se funciona em algum anexo.
O sistema não permite cadastrar turmas com o mesmo ID. Também não é possível excluir uma turma cadastrada, apenas inativá-la ou editá-la.



Cadastro de alunos

 

Também é responsabilidade do diretor, o cadastro dos alunos da UE. Para esta ação, deverá acessar o SIAM no menu ESTUDANTES>CADASTRO DE ESTUDANTES.

É aconselhável sempre fazer uma consulta do aluno antes de realizar um novo cadastro. Esta consulta poderá ser feita pelo CPF, Nome ou pelo código do INEP.
Não encontrando o aluno, deverá ser realizado o cadastro preenchendo todos os campos disponibilizados.


O CPF é obrigatório para o cadastro dos alunos no Alfamais. (Em novembro de 2017, a Corregedoria Nacional de Justiça, através do Provimento nº 63, tornou obrigatória a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) nos registros e nas certidões de nascimento, casamento e óbito pelos Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil. Leia mais sobre isso em: https://blog.registrocivil.org.br/2020/04/16/cpf-e-incluido-pelos-cartorios-nas-certidoes-de-nascimento/)



Enturmação de Estudantes

 

A enturmação do aluno no SIAM, ocorre logo após o cadastro do aluno e com as turmas já cadastradas. É de responsabilidade do diretor da unidade de ensino. Para realizar a enturmação, o usuário deverá acessar o menu ESTUDANTES>ENTURMAR ESTUDANTES.

 

É no menu ESTUDANTES que também poderá ser realizado as movimentações dos alunos em turma ou a mudança de seu status no sistema.



Acompanhamentos

 

O acompanhamento no sistema SIAM, refere-se a verificação dos gestores do programa, principalmente pelo coordenador pedagógico, no que se refere aos dados cadastrados nas fichas dos professores.

Existem dois tipos de fichas:      

 

  • EI – Atividades, que se refere a avaliação das atividades feitas pelo professor com os alunos da Educação Infantil. Nesta etapa, o professor faz a sua autoavaliação, em relação as atividades feitas com os estudantes.

  • EF – Aprendizagem, que se refere a avaliação dos estudantes da alfabetização. Nesta etapa, o professor faz a avaliação dos estudantes da alfabetização.

Os professores deverão assinalar as colunas disponibilizadas no sistema conforme a metodologia adotada pelo programa Alfamais.

A atividade consiste em selecionar a questão na coluna da direita da tela e depois selecionar a resposta compatível com cada questão.


 

Validações

 

As validações no sistema são feitas pelo Coordenador Pedagógico após a análise e o acompanhamento das fichas cadastradas pelos professores.

Se tudo estiver de acordo, o coordenador irá fazer a validação. Caso tenha algo que ele discorde, ele irá fazer comentário então para que o professor possar realizar as correções e ou justificar com o coordenador.

 

O sistema ainda permite que o Coordenador verifique a avaliação por aluno, cadastrada pelo professor. Neste caso, o Coordenador Pedagógico irá acessar a Consulta de Acompanhamento por Aluno.

A validação após efetivada não pode ser modificada por nenhuma outra instância.


 

Dúvidas e Suporte

 

O Suporte ao sistema será dado no nível de cada ator, ou seja, a escola com secretaria municipal, secretaria municipal com CRE, CRE com Centralizada.

Todas as orientações e tutoriais a respeito do Sistema estão disponíveis em www.portaleduca.educacao.go.gov.br.

 

As regionais contam com a Central de Atendimento através do atendimento eletrônico no Teams que pode ser acessado pelo endereço http://teams.educacao.go.gov.br/atendimento.

Dúvidas sobre regras de negócio deverão ser retiradas com a equipe do Alfamais Goiás.