O SIAP (Sistema Administrativo e Pedagógico) da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC), é um sistema que contribui para a organização e registros do cotidiano escolar dos professores, funcionários administrativos e gestores.
O alvo principal deste sistema é a gestão e o uso do diário eletrônico. A SEDUC, Coordenações Regionais e Unidades Escolares têm um papel importante, uma vez que são responsáveis por fazer as configurações iniciais que antecedem o trabalho do professor.
O sistema é composto por três menus independente do perfil que acesse o SIAP, conheça eles abaixo:
- Configurações: onde estão todas as funções iniciais para serem usadas nas operações do sistema e por diversos usuários;
- Operações: são as atividades e cadastros realizados dentro do sistema;
- Relatórios: são os dados gerados a partir dos cadastros e das operações realizados no sistema;
O Perfil Secretaria é destinado para usuários do sistema da centralizada que trabalham diretamente na organização dos dados iniciais que serão usados por toda a rede estadual de ensino. Esses dados são referentes ao calendário da rede e ao Currículo Referência das disciplinas ministradas pelos professores.
Conheça as funções deste perfil clicando aqui!
Algumas funções são:
- Criar o Calendário da Rede, no qual será a referência para todos os outros calendários (NUOAD – Coordenação do Calendário Escolar);
- Aprovar ou reprovar os Calendários Municipais e Escolares (NUOAD – Coordenação do Calendário Escolar);
- Cadastrar o Currículo Referência (NUESFOR – Coordenação da Equipe de Formação Central);
- Aprovar ou reprovar as solicitações de Reagrupamentos das escolas de Tempo Integral (GEPECI – Gerência de Centros de Ensino em Período Integral).
Outras funções foram posteriormente inseridas neste perfil e serão utilizadas por áreas pedagógicas específicas no que se refere a autorização e acompanhamento de algumas atividades realizadas pela escola como os Reagrupamentos.
O Perfil Coordenação Regional é destinado para os usuários do sistema das Coordenações Regionais de Educação – CRE, que trabalham na liberação, autorização e acompanhamento das atividades realizadas pela escola e pelos professores.
O Perfil Escola foi criado para inserir os dados iniciais para que todas as funções realizadas pelos professores fiquem disponíveis. Além destas configurações iniciais, o perfil permite o acompanhamento das atividades realizadas pelos professores.
Ao abrir a página do sistema, ele mostra para o usuário as configurações e operações iniciais para manter o funcionamento e a alimentação do sistema atualizada.
O Perfil Professor é destinado para o uso exclusivo do professor no qual ele poderá fazer as seguintes ações:
- Realizar os planejamentos por turma;
- Utilizar o diário escolar;
- Enviar seus planos de aula;
- Acompanhar as tarefas e atividades dos alunos e controlar o reforço ministrado para o aluno.
Conheça todas as atribuições do Perfil Professor clicando aqui!